Header Ads




Mais de 10 mil famílias são atendidas pela Assistência Social na região de rios


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), trabalha para promover os atendimentos para todas as regiões da cidade. E por isso, no último ano, ampliou as ações nas regiões de rios com a contratação de técnicos assistentes sociais que levam à população ribeirinha os serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. Em um ano, 10.222 atendimentos foram executados em 5 polos: Vila Socorro, Curuai, Arapiuns, Parauá e Vila de Boim.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB), Marlen Ribeiro, os serviços ofertados são relacionados ao cadastro único, atendimentos, encaminhamentos, distribuição de benefícios eventuais, acompanhamentos, além de ações referentes a temas como Enfrentamento ao Trabalho Infantil, a Violência Contra a Mulher, a Pessoa Idosa, Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes, e também sobre a pandemia da covid-19.
Trabalho da assistência social vai até as comunidades ribeirinhas

“As assistentes sociais vem sendo muito bem recebidas nessas localidades e estão cumprindo com o objetivo que é garantir o acesso ao serviços socioassistenciais pleiteado por essas famílias”, observou Marlen Ribeiro.

“A atual gestão fez em 2020 a contratação de 5 assistentes sociais que possibilitou a proximidade com a população que vive nas regiões de rios. Sabemos da dificuldade de locomoção com a situação do fator amazônico que hora é afetado pelas cheias e hora pela vazante. Esse fenômeno causa transtornos no deslocamento, as embarcações ficam impedidas de chegar mais próximas da população e com a cheia muitas famílias ficam desabrigadas, por isso investimentos em recursos para levar nossos atendimentos até elas”, pontuou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
Equipes levam atendimentos realizados nos Cras

A Semtras também realiza ações itinerantes de rios. Em 2021, a Secretaria levou atendimentos para a região do Arapiuns e na próxima semana levará até a comunidade Uruari, região do Lago Grande.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário