Header Ads




Prefeito de Santarém assina carta compromisso com Programa Cidades Sustentáveis

Programa é uma agenda de sustentabilidade urbana com 12 eixos temáticos e 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para Santarém
O prefeito Nélio Aguiar assinou a carta compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) reforçando o seu engajamento para a construção de uma Santarém com desenvolvimento econômico sustentável, preservação do meio ambiente e bem-estar social. Os compromissos assumidos devem ser alinhados no mandato 2021-2024.

O Programa é uma agenda de sustentabilidade urbana alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

A partir da assinatura, a gestão deve produzir um documento de Diagnóstico do Município contendo o número mínimo de indicadores sugeridos pelo PCS de acordo com a categoria populacional da cidade. Este estudo servirá de referência para a consolidação de um Plano de Metas para os quatros anos da gestão. O documento deverá contemplar os 12 eixos temáticos do PCS e os 17 ODS da ONU.

Por meio de uma plataforma online, o Programa oferece ferramentas, conteúdos e metodologias gratuitas de apoio à gestão pública para o planejamento das metas e atuações.

As metas serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Para a chefe do Núcleo de Planejamento e Políticas Públicas da referida secretaria, Roselene Andrade, a adesão ao Programa garante oportunidades sociais, políticas e econômicas à Santarém.

“A adesão traz a oportunidade de integrar a gestão local a uma agenda global, uma vez que permite o alinhamento do planejamento da cidade a uma avançada plataforma de desenvolvimento sustentável. É também uma oportunidade política, pois amplia o diálogo e a participação da sociedade para a construção conjunta de políticas públicas. No aspecto econômico possibilita o planejamento integrado e a execução orçamentária proporcionando redução de desperdícios, ganhos de produtividade e economia para a administração pública”, salientou Roselene.

Segundo o prefeito Nélio Aguiar a gestão pública deve ser planejada e compromissada com as agendas urbanas de sustentabilidade. “Uma gestão eficiente é a que alinha a administração pública a um desenvolvimento sustentável. Nossa Santarém tem muitas riquezas naturais e temos que ampliar as ações para protegê-las. Com a adesão ao PCS, Santarém contará com o suporte e auxílio para a implementação das metas de sustentabilidade”, destacou o prefeito Nélio Aguiar.

A partir da adesão será dado início as agendas de trabalho para execução das metas.

Eixos do Programa Cidades Sustentáveis

- Governança;

- Bens Naturais comuns;

- Equidade, justiça social e cultura de paz;

- Gestão local para a sustentabilidade;

- Planejamento e desenho urbano;

- Cultura para a sustentabilidade;

- Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida;

- Economia local dinâmica, criativa e sustentável;

- Consumo responsável e opções de estilo de vida;

- Melhor mobilidade, menos tráfego;

- Ação local para saúde;

- Do local para o global.

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

- Erradicação da pobreza;

- Fome zero;

- Boa saúde e bem-estar;

- Educação de qualidade;

- Igualdade de gênero;

- Água limpa e saneamento;

- Energia acessível e limpa;

- Emprego digno e crescimento econômico;

- Indústria, inovação e infraestrutura;

- Redução das desigualdades;

- Cidades e comunidades sustentáveis;

- Consumo e produção responsáveis;

- Combate às alterações climáticas;

- Vida debaixo d’água;

- Vida sobre a terra;

- Paz, justiça e instituições fortes;

- Parcerias em prol das metas.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário