Header Ads




Prefeitura de Santarém e Unicef discutem planejamento de acolhimento de refugiados da etnia Warao


A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) reuniu-se esta semana com a oficial de monitoramento e avaliação do Unicef, Luiza Almeida que apresentou os resultados de levantamento intersetorial das necessidades de crianças e adolescentes.

De acordo com Luiza, o levantamento, que é realizado anualmente pelo Unicef com apoio dos parceiros, objetiva fornecer informações sobre as necessidades das crianças que vivem em abrigos institucionais e ocupações espontâneas. A pesquisa foi feita nos abrigos da Operação Acolhida em Pacaraima, Boa Vista, Belém, Santarém e Manaus.

“O levantamento objetiva obter informações sobre as necessidades das crianças e adolescentes refugiados e migrantes em locais onde o Unicef atua com a Resposta Humanitária aos venezuelanos, contribuindo também para o planejamento das outras organizações que atuam nessa resposta em coordenação com o Unicef. Como parte da análise dos dados preliminares estão sendo feitas reuniões com atores relevantes para reflexão conjunta visando os melhores resultados para as crianças, adolescentes e suas famílias”, destacou a oficial de monitoramento e avaliação do Unicef.

Luiza visitou a Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), com a presença da coordenadora da Proteção Social Especial (PSE), Glaucya Fiori, e a coordenadora da Casa Alayne Alves.

“O Unicef têm sido um importante parceiro nesse grande desafio do acolhimento e atendimento dos refugiados migrantes da Venezuela em sua maioria indígenas da etnia Warao, que recebemos há três anos em Santarém. Essas reuniões irão contribuir com o nosso planejamento de ações intersetoriais entre as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação com a parceria do Unicef,” avaliou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

Em Santarém, o acolhimento aos refugiados é realizado pela Prefeitura por meio da Semtras na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF) desde setembro de 2017.

Além da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, também participaram da reunião as Secretárias de Educação, Maria José Maia; e de Saúde Vânia Maia; a coordenadora da Proteção Social Especial Glaucya Fiori e a Chefe do Núcleo de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Adriany Oliveira.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário