Header Ads




Vigilância Sanitária apreende 32kg de camarão vindos do Amapá em Vitória do Xingu


Crédito: Reprodução/A Voz do Xingu

A Vigilância Sanitária de Vitória do Xingu, apreendeu na manhã desta quinta-feira, 16, cerca de 32 quilos de camarão que estavam vindo de Santana, no Amapá, para ser comercializado na região do Xingu. A fiscalização e apreensão aconteceu no porto de Vitória do Xingu e logo em seguida já foi incinerado no aterro sanitário do município.

As fiscalizações rigorosas que estão acontecendo no Porto Hidroviário de Vitória do Xingu, visam coibir a entrada de pescado vindo do Baixo Amazonas, por causa da doença de Haff, mais conhecida como Doença da Urina Preta. A doença, que deixa a urina com coloração escura, provoca dores musculares, falta de ar e insuficiência renal, entre duas a 24 horas após consumir peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão).

Seis casos suspeitos da Doença de Haff são investigados no Pará. A maioria deles têm se concentrado na região do baixo Amazonas, que se encontra no período de estiagem, quando há a redução do volume na renovação da água nos ambientes naturais permitindo a proliferação de algas, o que pode ter propiciado a aparição da toxina.

Com informações do Portal A voz do Xingu.

Nenhum comentário