Header Ads




Prefeitura recebe apoio técnico para programas ofertados pelo município

Os encontros, que aconteceram de 25 a 28 de outubro, trouxeram aprimoramentos às equipes de Proteção Básica.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), recebeu os servidores da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda – Seaster, Haroldo Brandão, Coordenador estadual do Programa Acessuas Trabalho e Zezé Pereira, técnica da Seaster para um apoio técnico.

De acordo com a técnica da Seaster, o seu olhar
em Santarém foi no âmbito da Proteção Social Básica (PSB), os serviços socioassistenciais e também o Programa Primeira Infância no SUAS.

“No primeiro momento, nos reunimos com a Secretária Celsa que é a gestora da Assistência Social, aonde tivemos uma visão geral não só do funcionamento, mas dos serviços e todos programas. Nos reunimos com os profissionais supervisores do PCF e coordenação de PSB, aonde nos foi repassado uma panorâmica geral e também tivemos a oportunidade de recomendar as orientações no âmbito do SUAS e no Programa Primeira Infância. Tivemos destacando sobre uma das últimas normativas, publicada em Setembro, que é a portaria 664 que regula todos os atos normativos do Programa Primeira Infância dentro do SUAS. A Semtras caminha cada vez mais nesse rumo de implementação do SUAS em nível local”, avaliou a técnica.

Haroldo Brandão, coordenador estadual do Programa Acessuas Trabalho, esclareceu que o motivo do apoio técnico do estado é priorizar municípios polo, municípios modelo, como Santarém, pra se reaproximar nessa política pública de assistência após esse período.

“Essa reunião dessa quinta-feira (28), foi o momento culminante do trabalho que é uma reunião de integração dos serviços e algumas observações. Digamos que serviu para azeitar as engrenagens para que as unidades operacionais possam contribuir pra agilização e maior eficácia dos programas, particularmente do Acessuas. Mas devemos dizer que estamos satisfeitos com o que ouvimos da coordenadora Roberta Branco e da sua equipe. Na verdade, essa é apenas a cereja do bolo na medida em que o trabalho está fluindo, mas a nossa da culminância desse apoio técnico”, destacou Haroldo.

Roberta Branco, coordenadora do Acessuas Trabalho, avaliou de forma positiva as orientações repassadas.

"Receber a visita da Seaster nos deixa felizes pela avaliação positiva que recebemos pela execução do programa a nível municipal, essas falas nos encorajam a continuar buscando melhorias dos nossos serviços e sempre propor experiências especiais e únicas aos nossos usuários da Política de Assistência Social" disse Roberta.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Marlen Ribeiro, avaliou esse apoio técnico recebido no município. "É sempre muito importante a vinda dos técnicos da Seaster. Capacitar nossas equipes é sempre muito valioso, e isso reflete no melhor atendimento aos nossos usuários”.

"É extremamente importante receber a equipe da Seaster, visto que a partir dessas orientações e avaliações é possível fortalecer ainda mais o trabalho que já realizamos em nosso município. A Assistência Social em Santarém avançou consideravelmente. Hoje temos as ações em todos os 4 cantos do município. Tanto em áreas urbana, quanto nas regiões de planalto e ribeirinho. Ampliamos nossos atendimentos aos povos tradicionais, ampliamos o PAA. Agora nós temos o PAA CONAB e o PAA Estadual. Essas conquistas, como por exemplo o aumento com a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, aumentam a oferta de capacitações através de todos os nossos programas, faz com que a assistência social, de fato, alcance as famílias em vulnerabilidade e façam um serviço qualitativo dentro da tipificação e, principalmente, recebendo uma avaliação muito positiva da Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda da Assistência Social”, avaliou Celsa Brito.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário