Header Ads




Unidades e Centros de Educação Infantil realizam programação especial para celebrar o Dia das Crianças

Programação repleta de atividade lúdicas devem estimular a imaginação das crianças. Alguns educandários infantis devem continuar com a programação até o fim do mês.
Colorido fez parte do cenário montado para celebrar a data nas Umeis e Cemeis — Foto: Agência Santarém/Divulgação

Em comemoração ao dia das crianças, celebrado nesta terça-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Santarém, no oeste do Pará, realizará até o fim do mês de outubro em Unidades e Centros de Educação Infantil (Umeis e Cemeis) atividades que estimulam a imaginação e criatividade dos pequenos.

Na programação, experiências que foram elaboradas pelas coordenações sob o contraponto de que o lúdico é fundamental.

“É importante ressaltarmos que, nesse período, o maior objetivo é proporcionar atividades lúdicas favorecendo um ambiente acolhedor e evidenciando os direitos das crianças, por isso enfatizamos essas brincadeiras. Esses momentos devem acontecer independente da data”, ressalta a técnica pedagógica do Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI), Vilma Calado.

Todo dia é dia da criança, por isso a brincadeira deve estar sempre presente, pois faz parte do universo infantil. Esse é o modo com que os pequenos descobrem e compreendem o mundo ao seu redor.

Atividades desenvolvidas

Na Cemei Antônia Corrêa e Sousa no período de 4 a 9 de outubro, aconteceram ações como o musical “Liga da Justiça”, a excursão à praça São Sebastião, atendimento às crianças e às famílias do ensino remoto e o passeio ao balneário do Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (Sinprosan).

Já na Umei Aeroporto Velho a programação realizada durante uma semana (4 a 9 de outubro), teve como tema "Projeto Crianças: Doçura de nossos dias", quando foi apresentado de forma presencial e online uma aprendizagem descontraída. O projeto contou com atividades extraclasses, apresentações das professoras, teatro e confecção de fantoches, além de danças e brincadeiras.

A Unidade no Maicá trabalhou o tema “Umei Maicá e o mundo imaginário na Educação” que promoveu atividades extraclasses, e proporcionaram às crianças lazer e sociabilidade educativa. Houve roda de conversa com as turmas presenciais e apresentações do pano encantado, patinho colorido e musicalização. Para os alunos que acompanham as atividades online foram enviados vídeos e entregues atividades e pinturas.

A programação encerrou na segunda-feira (11), com um drive-thru, que contou com a exposição de cartazes sobre os direitos das crianças, entrega de brinquedos e lembrancinhas.
Alunos durante atividades realizadas em comemoração ao dia das crianças — Foto: Agência Santarém/Divulgação

Em algumas instituições a programação continua até o final do mês, como no Cemei Procópio Ferreira que dedicará o mês inteiro às crianças. Na quarta-feira (13), deve ser realizado um passeio ao Zoológico da Unama com os alunos da pré-escola. De 18 a 28 ocorrerá a Gincana virtual “Doce mundo”. No dia 30, a festa de encerramento da programação.

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário