Header Ads




Barco Papa Francisco realizará jornada cirúrgica na região do Tapajós em Santarém

 Serão feitas 30 cirurgias de hérnia e vesícula, além de atendimentos de outras especialidades
O Barco Hospital Papa Francisco realiza em Santarém, no período de 04 a 10 de novembro, uma Jornada Cirúrgica na comunidade de Parauá, na região rio Tapajós. Serão feitas 30 cirurgias de hérnia e vesícula, além de atendimentos de outras especialidades: oftalmologia, odontologia, pediatria e clínica geral. A ação tem apoio da Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que fornecerá embarcação de apoio, profissionais e alimentação.

“Importante salientar que o barco de apoio estará dando estrutura para o pós-operatório dos pacientes e acompanhantes que poderão permanecer nesta embarcação até 24 horas com todo cuidado da nossa equipe de profissionais de saúde”, informou Tangara Santos, assessora de rios da Semsa.

Os trinta pacientes que passarão pela cirurgia tem entre 18 a 60 anos, e não possuem comorbidades. A seleção foi feita através dos profissionais das Unidades localizadas nas comunidades. A ida do Barco Papa Francisco tem o objetivo de atender a demanda reprimida de ribeirinhos que necessitam de cirurgia, diminuindo assim a fila de espera.

Barco Papa Francisco

Idealizado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, o Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus foi inaugurado oficialmente em 17 de agosto de 2019 na cidade de Belém (PA). A base está localizada na cidade de Óbidos no Pará, e atende mais de 1000 comunidades ribeirinhas na região amazônica.

O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e conta com 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições que duram entre 7 e 10 dias. O hospital flutuante tem uma estrutura moderna com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, eco-cardiograma, ultrassom, eltrocardiograma. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário