Header Ads




Decreto torna obrigatório retorno de turmas presenciais de até 80% para preparação ao Saeb, em Santarém

Decisão é direcionada às turmas do 5º ao 9º ano. Retorno é gradual e intercalado seguindo protocolos sanitários contra a Covid-19. Saeb faz avaliação da educação básica.
Decreto torna obrigatório retorno de turmas presenciais de até 80% para preparação ao Saeb, em Santarém — Foto: Ivan Aleksic/ Unsplash"

De forma obrigatória, gradual e intercalada, as aulas presenciais para turmas com lotação de alunos de até 80% passam a valer a partir desta segunda-feira (8) na rede municipal de educação em Santarém, no oeste do Pará. A decisão foi tomada por decreto assinado no dia 5 de novembro pelo prefeito Nélio Aguiar (DEM).

Para que a retomada ocorresse foi feita uma análise pelo Comitê de Trabalho Intersetorial para planejamento das atividades escolares. Uma das motivações foi o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avaliará os alunos do 5º ao 9º ano no final do ano.

Até então, desde o dia 2 de agosto deste ano, o retorno das aulas presenciais era gradual, facultativo e intercalado.

Os protocolos sanitários foram mantidos e ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Educação executá-lo para evitar o contágio de Covid-19 entre a comunidade escolar.

Conforme o decreto, as instituições que optarem retomar às atividades presenciais deverão garantir a flexibilização curricular, com oferta simultânea do ensino presencial e não presencial aos alunos.

Devido aos efeitos da pandemia, os pais que enviarem os filhos às escolas para atividades presenciais assinarão um termo de compromisso e responsabilidade - documento elaborado pela própria instituição.

O decreto enfatiza ainda que um relatório quinzenal deverá ser feito com registros de alunos e colaboradores que apresentarem sintomas gripais ou indicativos da Covid-19.

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário