Header Ads




Santarém recebe as bênçãos da padroeira dos paraenses

O município de Santarém foi abençoado por todo dia de hoje, 11, pela imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses. A imagem foi recebida pela manhã, na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, pelo prefeito Nélio Aguiar e pela primeira dama Celsa Brito juntamente com o arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman.
Prefeito Nélio Aguiar durante cerimônia em Guadalupe

Na Igreja, foi realizada uma celebração religiosa. Nélio Aguiar pediu que a padroeira abençoasse Santarém e que forças a todos que estão na linha de frente de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. “Com fé, trabalho e as bênçãos de Nossa Senhora vamos vencer esse momento difícil”, disse Nélio Aguiar.

Após a celebração, a imagem percorreu várias ruas da cidade, passando por hospitais e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “Um momento de benção aos nossos profissionais da saúde que estão noite e dia nesta guerra”, disse Dayane Lima, titular da Semsa.
Devido à pandemia, não foi possível realizar a mesma programação das visitas anteriores. A imagem passou pelos seguintes locais: Área Pastoral São Mateus, Área Pastoral Nossa Senhora de Nazaré, Hospital Regional, Hospital de Campanha, Hospital Municipal, Hospital Sagrada Família, Hospital da Unimed, UPA, Asilo São Vicente de Paulo e Catedral Metropolitana de Santarém, onde foi dada a bênção.
HMS e UPA 24 horas – No HMS e na UPA 24h, colaboradores, pacientes e acompanhantes, puderam celebrar a sua fé com a passagem da imagem peregrina de Nsª de Nazaré. Com um itinerário mais reduzido e sem homenagens, por conta das medidas de prevenção. A santa esteve primeiro no HMS e seguiu o cronograma até chegar na UPA 24 horas.

A visita nas Unidades seguiu a mesma lógica de programação, percorrendo os corredores e leitos para que todos os devotos pudessem fazer as preces. Este ano, o principal objetivo da visita foi para homenagear os profissionais que atuam na linha de frente do enfrentamento ao Coronavírus.
O Arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roma, durante a visita pediu bênçãos para as equipes que atuam no HMS e na UPA 24 horas. “Nesse tempo de pandemia e de tantos desafios, que a imagem peregrina, a mesma do círio de Nazaré, possa cobrir de bênçãos a todos os profissionais de saúde, pois sabemos o quanto todos batalham diuturnamente. Além de uma prece e oração a todos que estão se tratando”, falou ele.
O superintendente do IPG, que administra o HMS e a UPA 24 horas, Silvério Cardoso, destacou o quanto a visita é importante e evidencia a renovação na fé dos católicos. “Um ano de tantas dificuldades, onde profissionais de saúde vem incansavelmente lutando para salvar as pessoas, é extremamente essencial essa visita. O encontro com a imagem de Nsª de Nazaré, tanto para esses profissionais quanto para os pacientes, é fortalecedor e de certa forma transformador”, enfatizou.

Pelo quinto ano a imagem faz a visita no interior do estado. A ação que se tornou tradição em todo Pará faz parte da programação das festividades da Santa de Nazaré e percorre todo o estado, culminando com o círio em Belém. O círio ainda não foi confirmado devido a pandemia.

Colaboraram:

Aritana Aguiar

Natashia Santana

Fonte Agência Santarém 

Nenhum comentário