Header Ads




Procurador-geral da República pede ao STJ abertura de inquérito sobre possível omissão do governador do Amazonas


O procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras, pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a abertura de um inquérito para apurar se houve omissão do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e da prefeitura de Manaus, que possam ter resultado no colapso do sistema de saúde no Estado.

A informação foi divulgada pela PGR na noite deste sábado, 16, com uma nota na qual Aras também diz que pediu ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informações sobre o "cumprimento de medidas de competência da pasta". "As providências da PGR consideram julgados do Supremo Tribunal Federal (STF) que afirmaram a competência de municípios, estados e União para atuar conjuntamente no combate à pandemia, cabendo aos primeiros a execução das medidas no âmbito local", diz a nota.

Os números e casos de falta de oxigênio divulgados pela imprensa apontam que a atual situação de Manaus é pior do que a registrada no auge da pandemia, em abril e maio do ano passado.

Até esta sexta, 15, mais de 226 mil pessoas foram infectadas pela Covid em todo o estado, e mais de 6 mil morreram. O boletim atualizado apontou que mais de 1,7 mil pessoas com covid-19 estavam hospitalizadas.

As internações e os enterros bateram recordes na capital amazonense e pacientes estão sendo enviados para outros estados. Lotados, os cemitérios precisaram instalar câmaras frigoríficas.

Fonte: G1

Nenhum comentário