Header Ads




Prefeitura arboriza a Praça Barão de Santarém

crédito: Agência Santarém 

A Praça Barão de Santarém, um dos maiores espaços públicos da cidade, está mais bonita e mais verde. Isso porque a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizou nesta sexta-feira (5), o plantio de doze mudas de mangueiras e duas sapupiras. Em mais uma ação ambiental, a gestão trabalha para embelezar, ainda mais, a cidade, levando conforto térmico à população e aumentando áreas verdes.

A ação foi coordenada pela Divisão de Arborização e Praças e tem como objetivo principal transformar os espaços públicos da cidade em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis. Em sua maioria as espécies foram plantadas no lugar de árvores já retiradas por medida de segurança ou que tombaram.

"Estamos com um cronograma de plantio de árvores em Santarém. Anualmente fazemos o trabalho preventivo dos vegetais, com vistoria, podas, retirada de ervas de passarinho, mas também, com o plantio de novas espécies. Devido a Praça atrair as pessoas para o lazer e convívio social, percebeu-se a necessidade de arborizar o ambiente com inúmeros benefícios ambientais e sociais, favorecendo principalmente o sombreamento natural", disse o chefe do setor de arborização, Antônio Amaral.
Crédito: Agência Santarém 

Em relação à retirada de algumas árvores em praças e vias públicas, o titular da Semap, Bruno Costa, relata que a ação de prevenção se faz necessária, já que a maioria é centenária e apresenta doenças, o que pode ocasionar risco à integridade física de pessoas que frequentam os espaços.

"Estamos trabalhando na prevenção em razão do inverno amazônico que provoca fortes chuvas e ventos. As árvores que temos dentro do perímetro urbano na sua maioria são históricas. Diante disso, existe a questão da segurança já que alguns exemplares estão em situação precária, como copa oca e erva de passarinho. É importante destacar que a ação nesses espaços depende da análise dos técnicos quanto às condições vitais das plantas", concluiu.

Praça Barão de Santarém

Um dos maiores espaços públicos da cidade, onde é possível encontrar réplicas da cerâmica arqueológica do município, a Praça Barão de Santarém também é conhecida como Praça de São Sebastião. O espaço é muito visitado por pessoas para lazer e sua estrutura é composta por jardins, mangueiras e parques de diversões. A decoração da praça é feita com esculturas que imitam as principais formas de vaso cariátides e gargalo e a figura do Muiraquitã esculpida em cada banco.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário