Header Ads




Restrição de atividades não-essenciais em Santarém vai até 14 de fevereiro; Veja o que pode funcionar

crédito: Reprodução Sociais 

As medidas que restringem a circulação e as atividades não essenciais em Santarém, no oeste paraense, vão ser prolongadas por mais uma semana, com decisão tomada pela prefeitura em uma reunião na manhã deste sábado, 6.

Com medidas mais rígidas, os horários estarão mais restritos e alguns estabelecimentos vão funcionar somente através de delivery. As novas regras do lockdown passam a valer nesta segunda-feira, 8.

No final da tarde deste sábado, a Prefeitura de Santarém publicou o Decreto Municipal N° 619/2021 que atualiza as medidas temporárias a serem seguidas enquanto a região do Baixo Amazonas permanecer no bandeiramento preto.

A população deve fazer uso de máscara ao sair, manter o distanciamento social e usar álcool em gel. Para comprovar a necessidade da saída de casa, a população deve andar com documento de identidade.

Nos estabelecimentos fica permitida a entrada de somente uma pessoa do grupo familiar.

Vejas os horários das atividades autorizadas a funcionar:

24 Horas: Hospitais, farmácias e drogarias; Empresas de segurança privada; segurança pública; Clínicas e consultórios médicos; serviços médicos ambulatoriais; Clínicas veterinárias e de serviço de assistência à saúde dos animais (só urgência e emergência); Postos de combustíveis; Hotéis e pousadas restrito aos hóspedes em trânsito; Borracharias; Prestadores de serviços públicos essenciais (água, gás, energia, internet e coleta de lixo); Obras da área de saúde ou infraestrutura urbana e rural; Advogados (as), Contadores (as) e Profissionais de Imprensa, no exercício da função; Cuidadores; trabalhadores domésticos; Servidores do poder judiciário no exercício da função; Controle de pragas dos vegetais e de doença dos animais; Serviço de transporte de passageiros, público ou privado; Serviços funerários.

06h às 19h: Supermercadistas de pequeno, médio e grande porte, atacadistas, pequeno varejo alimentício e padarias, ficando o deslocamento.

06 às 18h: Distribuidora de água mineral e gás de cozinha.

07h às 19h: Produção e transporte de cargas de produtos essenciais à vida, como alimentos, bebidas, combustíveis, itens de higiene e limpeza, gases, EPI´s, medicamentos e outros insumos médico-hospitalares, produtos da área de segurança, itens para embalagem de alimentos, bebidas, limpeza, higiene pessoal e remédios, além de sacolas para supermercados, podendo ser realizado o transporte de cargas de insumos e produtos, destinados ao setor industrial. Setor Industrial, cuja produção seja destinada a itens essenciais à vida, como alimentos, bebidas, itens de higiene e de limpeza, gases, EPI's, e produtos farmacológicos, medicamentos, insumos médico-hospitalares, itens para embalagem de alimentos, bebidas, limpeza, higiene pessoal e remédios, sacolas para supermercados, e produtos de panificação industrial.

05h às 15h: Feiras e mercados públicos, que comercializem produtos in natura, respeitado o limite máximo de 50% de sua capacidade, ficando vedado o consumo no local.

08h às 17h: Oficinas mecânicas.

06h às 22h: Restaurantes, lanchonetes e bares, cuja atividade esteja caracterizada no Alvará de Localização e Funcionamento, expedido pela Secretaria Municipal de Finanças – Sefin.

Horário do alvará: Atendimento presencial médico, odontológico, psicológico, de fisioterapia e de enfermagem, com agendamento prévio ou de forma emergencial.vClínicas que tratem, em caráter continuado, pacientes oncológicos, cardiopatas, renais, diabéticos, obstétricas e pediátricas, pós-Covid e pós-operatório. Clínicas de vacinação. Comércio de alimentos e medicamentos destinados a animais e produtos agropecuários, agroindustrial e agropastoril. Comércio de artigos médicos, oftalmológicos e ortopédicos. Bancos, cooperativas de crédito, loterias e a Agência de Desenvolvimento e Fomento do município; Serviços notariais e de registros, exclusivamente para fins de registro de nascimento e óbito. Serviços de lavandeira para atender atividades/serviços essenciais. Estabelecimento que permite o acesso à Internet para operação e processamento de benefícios financeiros (Lan –House ou Cyber).

Autorizadas a funcionar somente em Delivery:

8h às 17h: Materiais de elétricos de construção, hidráulicos e pneumáticos. Peças de veículos leves e pesados. Peças para bicicletas e motocicletas. Material escolar em livrarias e papelarias. Serviços de petshops (banho e tosa).

Horário do alvará: Floricultura.

Com informações da Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário