Header Ads




Santarém inicia drive-thru para vacinação de idosos acima de 80 anos contra a Covid-19

Três pontos foram montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para facilitar o acesso dos idosos à vacina, sem aglomeração.
Drive Thru para vacinação de idosos com 80 anos ou mais em frente à prefeitura de Santarém, no Pará — Foto: Gustavo Campos/Tv Tapajós

Antes mesmo do horário programado para iniciar a vacinação no sistema drive thru, em Santarém, oeste do Pará, já haviam idosos esperando dentro dos carros de familiares, pela vacina contra a Covid-19. Em frente ao prédio da Prefeitura, a vacinação marcada para às 08h começou às 07h40 para atender idosos que chegaram mais cedo.

Além do ponto em frente à prefeitura, outros dois estão disponíveis para a vacinação de idosos acima de 80 anos, grupo prioritário da segunda fase da vacinação contra a Covid-19, sendo um em frente ao campus Tapajós da Universidade Estadual do Pará (Uepa), na avenida Plácido de Castro, bairro Aparecida, e outro em frente ao Centro Cultural João Fona, na avenida Adriano Pimentel, bairro Prainha.

Entre os idosos que aproveitaram a oportunidade de receber a vacina sem o risco de aglomeração estava Noêmia Palma. Ela tem 81 anos e disse que não via a hora de ser imunizada. "Quando eu soube que ia ter vacinação disse logo para os meus filhos que eu queria tomar a vacina. É uma garantia a mais pra gente que já está numa idade em que as doenças são mais severas", disse.

De acordo com o prefeito Nélio Aguiar, os idosos estão recebendo doses da vacina produzida pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford, que no Brasil tem parceria com a Fiocruz. O reforço da vacina pode ser feito em 3 meses, diferente da vacina Conoravac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que precisa de reforço em um tempo mais curto.
Vacinação de idosos contra a Covid-19 no sistema drive-thru em Santarém, no Pará — Foto: Gustavo Campos/TV Tapajós

Para a demanda de idosos acima de 80 anos foram disponibilizadas pelo governo do estado para Santarém 4.070 doses de vacina. E de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ainda não há previsão de chegada de um novo lote para vacinação de idosos com idade a partir de 70 anos, que é o próximo grupo a ser imunizado.

A ação da 2ª fase de imunização no sistema drive thru se estende até às 17h desta sexta-feira, e no sábado (6) ocorre de 08h às 17h nos três pontos disponibilizados pelo município. Para o drive trhu foram disponibilizadas mil doses de vacina.

Vacinação em domicílio

Outra estratégia da Semsa para atender o maior número de idosos na faixa etária de 80 anos ou mais, além do drive thru e da vacinação nas unidades básicas de saúde é vacinação em domicílio, para idosos que estiverem em casa, acamados ou com dificuldade de locomoção.

As equipes que atuam na Estratégia em Saúde da Família devem fazer o levantamento da quantidade de idosos acamados, disponibilizando a aplicação da vacina utilizando todos os protocolos para garantir a saúde do idoso e a proteção dos profissionais.

Serviço:

O que: Vacinação no sistema drive thru para idosos de 80 anos ou mais.
Onde: Frente do Centro Cultural João Fona, orla da cidade; Frente da UEPA, na Plácido de Castro; Frente do prédio da Prefeitura, na avenida Anísio Chaves.
Quando: Sexta-feira (5) e sábado (6).
Hora: 08h às 17h.

Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA
O que levar: CPF, cartão do SUS e carteira do idoso.

Nenhum comentário