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Seis anos depois, Marinha libera retirada de navio que naufragou com 5 mil cabeças de gado no Pará

Crédito: Divulgação

A Marinha do Brasil informou que o foi aprovado, por meio de portaria assinada na terça-feira, 9, o plano de execução da atividade de assistência e salvamento do Navio “MV Haidar”, que naufragou no dia 6 de outubro de 2015, no Porto da Vila do Conde, em Barcarena, região metropolitana de Belém, onde ainda segue submerso e encalhado.

Após análise minuciosa do plano de execução proposto, que inclui estudos técnicos e pareceres de autoridades ambiental e portuária, a Marinha concedeu autorização para que a mesma conduza as ações de verticalização, reflutuação e varação do Navio. Ainda segundo a Marinha, a empresa vencedora de licitação pública conduzida pelo Ministério da Infraestrutura, a fim de executar os serviços de reflutuação e remoção do Navio "Haidar" para a instalação de acostagem indicada pela Companhia Docas do Pará (CDP), Autoridade Portuária da região. A gestão da obra está a cargo da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) do DNIT que conta com apoio de sua Superintendência Regional no Estado do Pará na fiscalização e da empresa CHD na supervisão.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental estará presente controlando toda a realização do trabalho, cobrando e avaliando frequentemente a execução dos eventos planejados; a necessidade de alterações no cronograma de eventos; possíveis imprevistos, acidentes, incidentes, interrupção das atividades; e outros aspectos relevantes.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade no Pará (SEMAS/PA) emitiu parecer que autoriza as operações, incluindo trabalhos de coleta para monitoramento. Todas as tratativas foram realizadas junto à CDP quanto ao local e destinação do Navio.

A Marinha reforça ainda que a autorização da atividade de assistência e salvamento do "MV Haidar" não exime a empresa de cumprimento de exigências de outros órgãos nas esferas federal, estadual e municipal previstas.

Sobre o acidente

No dia 6 de outubro de 2015, o “MV Haidar”, de bandeira libanesa, adernou para cima do píer 300, berço 302 do cais do Porto de Vila do Conde, em Barcarena, vindo a naufragar, com 5.000 cabeças de gado, mais de 600 toneladas de óleos, além de outros resíduos a bordo. O destino do navio seria a Venezuela.

Fonte Roma News 

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