Header Ads




Árvore tomba e atinge carros e motos em estacionamento na Praça Rodrigues dos Santos, em Santarém

No momento do incidente, não havia ninguém nos veículos. Foram registrados apenas danos materiais.
Bombeiros usaram motosserra para cortar galhos da árvore que tombou sobre veículos na Praça Rodrigues dos Santos — Foto: Érique Figueirêdo/Tv Tapajós

Uma árvore de grande porte da espécie oiticica tombou na tarde desta terça-feira (9) atingindo carros e motocicletas que estavam estacionados na Praça Rodrigues dos Santos, no bairro Centro, em Santarém, oeste do Pará.

No momento do incidente, não havia ninguém nos veículos, sendo registrados apenas danos materiais. Mas o susto foi grande para trabalha às proximidades da praça quando a árvore tombou ficando com as raízes expostas.

A calçada ao redor da árvore às margens da rua Wilson Fonseca (antiga Floriano Peixoto), entre as travessas João Otaviano de Matos e Senador Lemos, foi danificada.
Após tombar, árvore ficou com raízes expostas e a calçada ao redor estourou — Foto: Érique Figueirêdo/Tv Tapajós

O Corpo de Bombeiros foi acionado para serrar os galhos mais grossos da árvores. Os militares usaram motosserra para cortar parte da árvore, possibilitando a retirada dos veículos.

“Graças a Deus não tinha ninguém passando pelo local no momento em que a árvore caiu. Cortamos alguns galhos e retirando alguns veículos e tem um que foi mais atingido, que nós estamos trabalhando para que haja o menor possível. Não sabemos qual foi a causa da queda, mas são árvores bastante antigas”, disse sargento Francenildo Sousa.

Trabalhadores daquela área acreditam que as chuvas acompanhadas de vento forte nesta terça-feira em Santarém contribuíram para o incidente.

"Eu ainda não tinha percebido que essa árvore estava prestes a tombar, mas os amigos que trabalham aqui perto dizem que há algum tempo observam a fragilidade das árvores aqui da praça devido o tempo que elas já estão aqui. Eu sempre deixava a minha moto aqui na sombra e hoje ela foi atingida, mas graças a Deus, sem maiores danos. Agora é seguir em frente", disse José Almino Rocha, que trabalha na área do Mercado Modelo.

Retirada da árvore

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) informou que assim que tomou conhecimento do incidente, enviou uma equipe de arborização ao local para fazer a retirada da árvore. E confirmou que a árvore tombou em decorrência das chuvas.

"Para evitar acidentes como esse, a equipe de arborização da Semap realiza diariamente serviços de manutenção das espécies em praças e canteiros públicos. A pasta definiu um cronograma de atuação para este inverno, levando em consideração os casos mais graves", disse a Semap.

*Colaborou Érique Figueirêdo, da Tv Tapajós

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário