Header Ads




Caixa vai abrir aos sábados para pagar nova rodada de auxílio emergencial

O plano será posto em prática após a edição de um decreto com a regulamentação dos repasses, previstos para o início de abril. O banco deverá colocar 700 agências para abrir aos sábados
Crédito: Reprodução 

A Caixa Econômica Federal informou que assim que for anunciado oficialmente a liberação do novo auxílio emergencial, poderá por em prática um esquema para realizar o pagamento do benefício. O banco deverá colocar 700 agências para abrir aos sábados.

O plano será posto em prática após a edição de um decreto com a regulamentação dos repasses, previstos para o início de abril.

Mas, para isso acontecer, será necessário o Congresso promulgar a proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial que vai liberar os gastos com o programa. Depois o governo deverá publicar uma Medida Provisória (MP) ditando as regras do benefício, que deverá acontecer na semana que vem.

A Intenção da Caixa é abrir aos sábados de 8 horas às 12 horas, embora ainda não tenha definido quais fins de semana será pago o auxílio. Em 2020, a Caixa abriu para pagar o auxílio emergencial, durante 22 sábados.

O crédito em conta poupança para os trabalhadores informais ocorrerá todos os dias, inclusive aos domingos. Ou seja, o depósito não ocorrerá apenas em dias úteis.
Para que não haja aglomeração, a orientação é estimular os beneficiários a utilizar o Caixa Tem para movimentar os recursos creditados na conta poupança.

Poderão se pagos boletos, contas de concessionárias e efetuar compras. Será preciso esperar alguns dias para sacar ou transferir o dinheiro para outras contas.

Uma orientação que está sendo dada aos usuários do Caixa Tem é que façam uma atualização de seus cadastros para evitar fraudes. A atualização começa no próximo domingo, para nascidos em janeiro e no dia 31 de março, para os nascidos em dezembro.

Segundo a instituição, quem não fizer a atualização não será prejudicado e vai receber o auxílio emergencial da mesma forma.
Data para atualização de acordo com mês de nascimento:
14 de março (domingo) – Janeiro
15 de março (terça) – Fevereiro
18 de março (quinta) – Março
20 de março (sábado) – Abril
22 de março (segunda) – Maio
23 de março (terça) – Junho
24 de março (quarta) – Julho
25 de março (quinta) – Agosto
26 de março (sexta) – Setembro
29 de março (segunda) – Outubro
30 de março (terça) – Novembro
31 de março (quarta) – Dezembro
Quando começa o pagamento do auxílio emergencial

Existe uma expectativa por parte do Ministério da Cidadania, que o pagamento do auxílio emergencial inicie no dia 18 de março para os beneficiário do Bolsa Família e para os informais, o crédito em conta poupança a partir da última semana do mês.

Porém, como houve atraso na tramitação da PEC, a solução foi rodar a folha com os valores tradicionais do Bolsa Família.

*Fonte: Jornal Contábil

Nenhum comentário