Header Ads




MPF e órgãos combatem ocupação irregular de terras e desmatamento ilegal em assentamento de Anapu


Crédito: Equipe Operação Avarum / arquivo MPF

Uma operação do Ministério Público Federal (MPF) com a participação de outros sete órgãos e entidades, foi deflagrada na terça-feira, 2, no município de Anapu, para apurar e combater a ocupação irregular de terrenos e o desmatamento ilegal na região.

A Operação Avarum, foi realizada no assentamento que faz parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Anapu I, mais conhecido como PDS Esperança.

O local é conhecido pelo histórico de violência, marcado pelo assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005, motivado por conflitos fundiários com terceiros que teriam suas áreas afetadas pela criação do PDS.

Na ação, foram apreendidas armas de fogo, uma motosserra, um veículo e uma quantidade de madeira ilegal. Também foram feitas autuações por desmatamento e ocupações irregulares, além de aplicação de multas de cerca de R$ 650 mil, e levantamento de informações.

A operação foi coordenada pelo MPF e contou com a participação da Polícia Federal (PF) em Altamira, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Belém, do Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA), e da Defensoria Pública da União (DPU).

Fonte: Ministério Público Federal.

Nenhum comentário