Header Ads




Pré-matrículas para Escolas Técnicas do Pará iniciam nesta quarta (24)

Eetepa Santarém abre edital para inscrições de cursos técnicos — Foto: Samuel Alvarenga/Secom/Divulgação

As Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), sob a gestão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), iniciam as pré-matrículas, nesta quarta-feira (24), para o preenchimento de 4.700 vagas de cursos técnicos nas modalidades subsequente, subsequente/concomitante e concomitante em 16 municípios, localizados em sete regiões de integração do estado.

De acordo com o edital, podem se inscrever na modalidade subsequente os candidatos que já concluíram o ensino médio ou equivalente. Já na modalidade subsequente/concomitante, podem se inscrever pessoas que já concluíram o ensino médio ou equivalente ou estejam cursando o 3º ano do ensino médio e tenham 17 anos ou mais. E na modalidade concomitante podem se inscrever aqueles que estiverem cursando a partir do 2º ano do ensino médio e que tiverem 15 anos ou mais de idade. Nos três casos, o curso tem duração de um ano e meio e confere ao formado o diploma de técnico, conforme legislação em vigor.

Pré-matrícula

Os candidatos interessados em obter uma vaga em uma das escolas técnicas geridas pela Sectet devem realizar a pré-matrícula, de 24 a 29 de março, pelo link disponível em www.sectet.pa.gov.br. A efetivação da pré-matrícula obedecerá à ordem de preenchimento do sistema na escolha por uma vaga na escola/curso/turno/turma.

Os candidatos que excederem as vagas disponíveis por escola/curso/turma/turno na fase da pré-matrícula ficarão em lista de espera, classificados em ordem decrescente, e serão chamados para confirmação de matrícula, caso haja desistência dos pré-matriculados, que não confirmarem a matrícula conforme o cronograma do edital.

Os candidatos deverão comprovar documentalmente as informações prestadas no ato da pré-matrícula, sob pena de não fazendo ou de não confirmação das informações prestadas, perder a vaga pleiteada. No caso de o candidato desejar corrigir quaisquer informações prestadas, este deve excluir a pré-matrícula realizada e fazer uma nova pré-matrícula, desde que esteja dentro do prazo instituído em edital.

Confirmação de matrícula

Os candidatos pré-matriculados deverão comparecer à secretaria da escola para a qual concorrem à vaga, de 1º a 9 de abril de 2021, para confirmação da matrícula, nos horários e escalonamentos (medida necessária para segurança sanitária) estipulados pela escola.

No ato da confirmação de matrícula, o candidato deverá comparecer à escola, munido de original e cópia dos seguintes documentos: requerimento de matrícula fornecido pela escola; certidão de nascimento; carteira de identidade (RG) ou similar; cadastro de pessoa física (CPF); certificado ou declaração de conclusão do ensino médio; histórico escolar do ensino médio; comprovante de residência recente (água, luz, telefone fixo ou móvel); e duas fotos 3×4 recentes. Os cursos oferecidos por cada escola divididos por modalidade, assim como a quantidade de vagas, estão disponíveis nos anexos I do edital.

Em fevereiro, já foram realizadas as matrículas dos alunos das modalidades novo ensino médio profissionalizante – itinerário profissional – e no programa de educação básica de jovens e adultos (Proeja). A previsão para o início das aulas da Rede de Ensino Técnico do Estado do Pará é 12 de abril, podendo haver ajustes em função da pandemia.

Blogdocarpê  com informações Agência Pará

Nenhum comentário