Header Ads




Prefeito Nélio Aguiar acompanha entrega do PAA para famílias em situação de vulnerabilidade social

Crédito: Ascom 

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Programa de Aquisição de Alimentos PAA CONAB, em parceria com a Cooperativa Agrícola Mista de Produtores Rurais do Oeste do Pará - CCAMPOS, está realizando a entrega de alimentos produzidos pela agricultura familiar para os usuários dos 8 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com o Fagner Gonçalves Chefe da Divisão de Segurança Alimentar de Santarém, os kits de alimentos oriundos da Agricultura Familiar, foram embalados e conservados dentro dos padrões estabelecidos de higiene e armazenamento adequado para alimentos. “Essa ação é inédita uma vez que nunca se firmou a aquisição de alimentos por meio dessa modalidade de programa, e assim, com mais parcerias a secretaria vem fomentando o desenvolvimento à agricultura familiar atendendo nossos produtores e, simultaneamente, as unidades de consumo que nesse momento de enfrentamento à covid-19, precisam atender seus usuários com a suplementação alimentar”, ressaltou Fagner

O kit de alimentos da agricultura, possui alimentos adquiridos pela produção local de acordo com a colheita, onde, o que é destinado pela produção familiar é inserido no kit de acordo com a safra.

O prefeito Nélio Aguiar acompanhou a entrega e destacou a importância do programa que veem conquistando cada vez mais avanços. “Santarém tem sido referência inclusive para outros municípios, com o PAA. Contamos com excelentes técnicos que conseguem fazer bons projetos para captação de recursos. Pela primeira vez, o município consegue capitar recursos do PAA via Governo do Estado, o PAA CONAB. Historicamente, já trabalhávamos com o recurso do Governo Federal, e assim mais produtores não só de Santarém, como de Mojuí dos Campos, Belterra que fazem parte dessas cooperativas, podemo vender sua produção que chega através dos critérios dos equipamentos da Assistência Social até ao beneficiário final que são as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, pontuou Nélio Aguiar.

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito observa que a prefeitura por meio da Semtras vem cumprindo seu papel aos objetivos declarados com as ações de Segurança Alimentar. “ É gratificante acompanhar essa entrega, porquê além de gerar desenvolvimento à agricultura familiar levando oportunidades às famílias do campo que precisam escoar sua produção e, também atendendo às unidades da rede sicioassistencial e outras com o abastecimento de alimentos saudáveis produzidos por nossas famílias produtoras, garantindo assim a segurança alimentar”, destacou a secretária.

Maria Odeise Matos, usuária do Cras São José Operário, uma das usuárias mais antigas do centro falou sobre receber o kit. “Pra mim é muito importante e gratificante, vai ajudar muito a minha casa, sou grata a tudo que estão fazendo por mim, sou grata a esse governo maravilhoso pela oportunidade", disse.
Crédito: Ascom 

O Diretor da cooperativa CAMPO Mário Zanelato agradeceu o apoio para que o projeto PAA CONAB conquistasse aprovação. “Ficamos felizes por fazer essa entrega do PAA CONAB que conseguimos aprovação ano passado em momento difícil pra todo mundo devido a pandemia. Agradecemos a Prefeitura, a Semtras pelo apoio na elaboração do projeto. A gente fica contente de ver os produtos que estão atendendo duas demandas importantes, uma que são os produtores rurais que estão passando por um momento difícil na venda de seus produtos e a outra são essas famílias em situação difícil”, observou o diretor.
Ao todo serão entregues, para as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, 2.460 kg de popas de diversos sabores regionais; 1.345 kg de massa de macaxeira; 300 kg de goma de tapioca; 180kg de farinha de tapioca; 130 kg de cebolinha; 70 kg de pimenta de cheiro e 60kg de maxixe beneficiando 800 famílias, sendo 100 de cada CRAS.

Além dos usuários dos Cras, também serão atendidas as unidades que fazem o acolhimento como os Centro Pop Dom Lino Vombommel, Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), Casa de Acolhimento Reviver (Abrigo Municipal), CAPS AD, Lar São Vicente de Paulo e outros.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário