Header Ads




Prefeitura de Santarém começa vacinação de idosos com idade entre 75 e 79 anos e amplia pontos drive-thru para imunização de idosos contra a Covid-19; veja endereços


Foto: Érique Figueirêdo/TV Tapajós

Dando prosseguimento ao plano de vacinação contra a Covid-19 em Santarém, no oeste do Pará, iniciou nesta segunda-feira (1) para agentes de segurança pública. Já para idosos entre 75 e 79 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fará drive-thru de imunização em quatro pontos da cidade.

As doses destinadas aos agentes de segurança pública somam 1.493 e já foram entregues pela Vigilância Epidemiológica às instituições.

Estruturas serão montadas na Universidade Estadual do Pará (Uepa), Centro Universitário da Amazônia (Unama), Centro Cultural João Fona e Shopping Rio Tapajós para imunização da nova faixa-etária dos idosos.

O funcionamento do drive-thru será de 8h às 17h. É necessário que o público-alvo leve o CPF, cartão do Idoso e a caderneta de vacinação. A estratégia é considerada positiva e já foi utiliza na etapa anterior que imunizou idosos com mais de 80 anos.

"Adotamos este modelo por ser uma forma de deixar a vacinação mais acessível aos idosos que podem receber sua vacina sem sair do carro. Gradativamente vamos recebendo essas doses e aplicando na população dos grupos prioritários”, disse a secretária de saúde de Santarém, Marcela Tolentino.

Aos idosos, também estarão disponíveis as doses da vacina contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Aqueles que tenham dificuldade ou incapacidade de locomoção devem ser atendidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e serão vacinados em suas casas.

Devido a escassez de vacina, o cronograma é montado conforme o recebimento das doses. As 6.528 doses para esta etapa devem contemplar profissionais de saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento à covid-19 (1.329 doses), agentes das forças de segurança pública (1.493) e na população de idosos entre 75 e 79 anos de idade (3.706 doses).

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário