Header Ads




Prefeitura entrega dois ônibus escolares e anuncia reforma e ampliação de escola no planalto

Mais outros dois ônibus serão entregues nesta quarta-feira, 24, no Cipoal e Tabocal. Ao todo, seis veículos serão entregues.
Crédito: Ascom 

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e a secretária municipal de Educação Maria José Maia continuam alinhados para garantir a diminuição dos efeitos da pandemia na vida escolar dos alunos da rede municipal de ensino. Na última terça-feira (23), os gestores entregaram dois ônibus para auxiliar no transporte escolar de alunos do planalto Curua-Una e novos uniformes escolares. Na ocasião, o prefeito também anunciou a reforma e ampliação da escola Santo Antônio que na próxima semana completa 73 anos de fundação.

Os ônibus entregues tem capacidade para 60 lugares cada um e entrarão em funcionamento no retorno das atividades escolares para auxiliar no transporte de alunos da escola Santo Antônio, na comunidade Jacamim, e na escola Francisco Pereira Chavez, comunidade Boa Esperança.

Os veículos fazem parte da frota de 24 equipamentos adquiridos pela Prefeitura de Santarém, em parceria com o Programa Caminho da escola do Governo Federal e que foram entregues de forma simbólica em 2020, durante a comemoração dos 359 anos de Santarém.

Nesta quarta-feira (24), as comunidades de Cipoal e Tabocal também receberão ônibus e fardamento escolar. Juntos somam seis ônibus entregues pela Prefeitura sob a atual gestão. No último sábado (20), dois ônibus foram entregues à Vila Curuai.

A diretora da escola Santo Antônio, Taliciane Macedo Patrocínio, manifestou a alegria em presenciar todos os investimentos feitos na educação da comunidade. “Nós estamos muito alegres, porque esperávamos que ele viesse somente fazer a entrega do ônibus e dos uniformes para os nossos alunos e ele nos surpreende com uma notícia mais do que especial e muito esperada por todos nós que é a reforma e ampliação da nossa escola que devido ao apoio da Prefeitura tem alcançado os melhores índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na região do planalto.”

Foram entregues ainda 470 novos uniformes escolares e 470 máscaras de proteção.

Em seguida, na comunidade Boa Esperança, a diretora da escola Francisco Pereira Chavez, Maria de Nazaré Leal, recebeu do prefeito Nélio a chave do ônibus. “O escolar (ônibus) era um sonho, porque nós temos várias rotas de comunidades adjacentes e elas necessitam desse transporte. Antes tínhamos várias rotas terceirizadas e com esse ônibus nós vamos ter como administrar melhor e nos respaldar com nossos alunos e os pais”, disse a gestora.

A escola também recebeu 538 fardamentos e mesma quantidade de máscaras de proteção.



A secretária Maria José Maia lembrou que, até então, nenhuma comunidade ao longo da PA 370 (Santarém/Curua-Una) possuía ônibus escolar, todas as rotas eram terceirizadas. “São políticas educacionais importantes para os alunos que apesar de ainda não estarem na escola em virtude da pandemia, a preocupação do prefeito com a educação permanece”, disse a secretária.

Acompanharam a equipe do prefeito a assessora de rios da Semed, Marluce Pinho e o chefe de gabinete da Prefeitura, Alberto Portela.

Durante pronunciamento o prefeito Nélio Aguiar reforçou a importância dos ônibus no transporte escolar mostrando-se sensível a realidade dos alunos nas escolas do planalto que enfrentam distâncias e dificuldades de locomoção para chegarem à escola, o que pode ocasionar até mesmo a evasão escolar. 


“Temos o compromisso de governar para todos. Nossa gestão procura atender tanto os moradores da área urbana, quanto da área rural. Hoje, estamos na região da Curua-Una fazendo entrega de fardamento escolar, fazendo novos ônibus para reforçar a política do transporte escolar e também já anunciando a reforma e ampliação da escola no Jacamim construindo mais salas de aula para a escola Santo Antônio”, salientou Nélio.

Nenhum comentário