Header Ads




Primeiras mudas do ‘Arborizar Santarém’ são plantadas na Pista de Lazer da Anysio Chaves

Espaço receberá o total de 80 unidades entre as espécies oiti, sapupira, ipês e jacarandá mimoso
Crédito Ascom 

A Pista de Lazer da Avenida Anysio Chaves recebeu as primeiras mudas de plantas ao final da tarde desta quinta-feira (25). Esta foi a primeira intervenção do Programa Arborizar Santarém implantado pela Prefeitura de Santarém.
“O projeto busca deixar Santarém mais arborizada, mais bonita e traz um impacto positivo no paisagismo, no meio ambiente, na questão da temperatura para as pessoas terem belíssimos espaços públicos em Santarém”, disse o prefeito de Santarém Nélio Aguiar.
Crédito: Ascom 

O Programa Arborizar Santarém visa realizar um planejamento e gestão da arborização urbana. Terá o acompanhamento técnico de agentes ambientais habilitados para fiscalizar os problemas decorrentes do plantio, poda ou retirada indevida, assim como, promover a educação ambiental, levando informações quanto a valorização e o incentivo das árvores na cidade.

“Santarém precisa desenvolver o paisagismo e propiciar melhor conforto térmico para a população. O plano iniciou hoje, com uma apresentação ligado ao projeto estadual de arborização”, informou o secretário de Meio Ambiente, João Paiva.

As próximas etapas serão nas áreas públicas dentro dos bairros com inventário já realizado pelo Projeto Floresta Urbana da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O total de 10 bairros (Aldeia, Aparecida, Centro, Fátima, Jardim Santarém, Laguinho, Liberdade, Mapiri, Salé, Santa Clara) terão arborização urbana revitalizada e serão o norte para as demais ações de arborização em consonância com o Plano Estadual e o Municipal de Arborização Urbana.

O Programa Arborizar Santarém foi lançado na manhã da quinta-feira (25), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam). Na tarde de ontem, o primeiro ponto de plantios foi a Praça de Eventos da Avenida Dr. Anysio Chaves, entre Av. Sérgio Hein e Trav. Dália, bairro Aeroporto Velho.

A ação faz parte da Semana Municipal da Água e Árvore, sendo uma realização da Prefeitura de Santarém, através das Secretarias de Meio Ambiente (Semma), Agricultura e Pesca (Semap)/Parque da Cidade, Urbanismo (Semurb), Infraestrutura (Seminfra), Turismo (Semtur), Educação (Semed)/Escola do Parque, Mobilidade e Trânsito (SMT)/Coordenadoria Municipal de Portos e Transportes Aquaviários (CPTA).

São parceiros a Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Instituto Federal do Pará (IFPA), Capitania Fluvial de Santarém, Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1º Cipamb), 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC), Grupo de Trabalho de Alter do Chão/Viveiro de Mudas Pascoal, Projeto Baderna, Cooperativa Agrícola Mista de Produtores do Oeste do Pará (CCAMPO) e Vox Contábil.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário