Header Ads




Reforço no tratamento da Covid-19, cinco municípios do Oeste recebem 10 concentradores de oxigênio

Doados pela entidade não governamental Expedicionários da Saúde, os equipamentos foram entregues pelo governo do Estado
Os concentradores de oxigênio entregues pelo governo do Estado vão atender pacientes em cinco municípios

A região Oeste do Pará recebeu nesta sexta-feira (5) 10 concentradores de oxigênio para o atendimento de pacientes de Covid-19. Os equipamentos foram distribuídos para os municípios de Monte Alegre, Prainha, Curuá, Rurópolis e Óbidos. Para cada município foram entregues dois equipamentos. A distribuição é uma ação articulada pelo governo do Estado, com doação da iniciativa não governamental Expedicionários da Saúde.
Os concentradores foram doados pela entidade não governamental Expedicionários da SaúdeFoto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Os equipamentos foram entregues pela Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, considerando os municípios mais distantes, uma vez que os concentradores reforçarão a rede de oxigenação para quem é atendido nas unidades de saúde referenciadas para tratamento de Covid-19.
Para a coordenadora Talita Liberal, os equipamentos são importantes para que pacientes com Covid-19 sejam abastecidos sem as redes e tanques de oxigênioFoto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

“Em nossos municípios em que o acesso é difícil, feito por vias fluviais, esses equipamentos são fundamentais para garantir o fornecimento aos pacientes”, ressaltou a coordenadora de Saúde da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, Talita Liberal, acrescentando que “são equipamentos estratégicos que produzem oxigênio e mantêm o paciente em consumo de até cinco litros por minuto. Então, principalmente nesta pandemia, é um recurso importante para os pacientes com Covid-19, que serão abastecidos sem que sejam necessárias as redes e tanques de oxigênio”.
O prefeito em exercício de Óbidos, Lindomar Marinho, frisou que a região enfrenta um momento difícil na pandemiaFoto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Alívio - No município de Óbidos, os equipamentos foram destinados ao Hospital Municipal Dr. José Benito Priante. A chegada dos equipamentos chamou atenção dos funcionários e pacientes, e trouxe alívio às autoridades locais. “Para o município isso é uma coisa muito boa, e acontece em um momento em que a região está passando por uma situação muito difícil. Isto nos dá garantia de que estamos sendo assistidos pelo governo do Estado. São recursos que irão facilitar o trabalho de nossos servidores”, disse o prefeito em exercício de Óbidos, Lindomar Marinho.

A secretária de Saúde Ana Elza Tavares destacou o benefício para os usuários do sistema público de saúdeFoto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

“Estes concentradores chegam em um momento estratégico para auxiliar o tratamento dos pacientes com Covid. Anteriormente tentamos uma aquisição, e neste momento conseguimos esta importante doação, que será útil aos usuários do sistema público de saúde”, completou a secretária municipal de Saúde de Óbidos, Ana Elza Tavares.

O concentrador é um equipamento que capta o oxigênio do ar ambiente e devolve ao paciente de forma filtrada e pura, com capacidade para manter a saturação em níveis aceitáveis.

Blogdocarpê com informações Agência Pará

Nenhum comentário