Header Ads




Gestão de Helder 'esquece' de atualizar Portal da Transparência do Detran

Contratos e convênios deixaram de ser publicados diretamente no site do órgão desde o governo Jatene, dificultando acesso aos documentos
Crédito: Agência Pará

Maio de 2018. Essa é a data da última atualização no Portal da Transparência do Departamento de Trânsito do Pará (Detran). Desde o governo de Simão Jatene (PSDB), os contratos e convênios vigentes deixaram de ser publicados diretamente no site do órgão, dificultando o acesso aos documentos, que agora estão junto com todos os outros processos da gestão estadual.

Ao acessar o site, o cidadão precisa clicar em diversos links para ter acesso aos relatórios de gastos do Detran, enquanto a página de Contratos e Convênios, que dava acesso direto às contratações do órgão, está "esquecida" há anos. O último convênio publicado foi no mês de maio de 2018. Já o contrato, em março do mesmo ano.

A confusão dificulta o acesso à informação e o paraense que deseja fiscalizar os gastos do Departamento de Trânsito precisa se desdobrar, acessar vários sites, como o site da Transparência Pará para ter acesso a todos os repasses de verbas. Vale lembrar que a Lei da Transparência (131/2009) determina ampla publicidade dos gastos públicos e facilidade do acesso às informações por qualquer cidadão.

O portal Roma News pediu esclarecimentos ao Detran sobre a falta de atualização do site e aguarda retorno.

Fonte Roma News 

Nenhum comentário