Header Ads




Nova ambulancha fortalece saúde em comunidades ribeirinhas

Ambulancha V é a terceira embarcação para operar no serviço de resgate.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passa a atuar com mais uma ambulancha para atender a população ribeirinha. A Ambulancha V é uma embarcação que foi reformada e devidamente padronizada para operar no serviço de resgate. Melhorias foram feitas na parte náutica e um novo motor foi instalado para garantir maior agilidade nos deslocamentos. Esta é a terceira embarcação que o governo municipal dispôs para a finalidade.

A Ambulancha V ficará à disposição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com capacidade para transportar até 2 pacientes acamados. Ela deve atender as ocorrências na região de rios, especificamente no Rio Tapajós e no Rio Arapiuns, dando suporte para as comunidades distantes e de difícil acesso, além de agilizar a viagem ao centro urbano do município que geralmente dura de 6 a 7 horas.
De acordo com levantamento feito pela Semsa, as comunidades localizadas no Rios Arapiuns e Tapajós concentram uma população estimada em mais de 3 mil famílias e em torno de 15 mil habitantes.

Além da Ambulacha V, o serviço de transporte de pacientes pelos rios conta com outras duas embarcações em situação operacional, sendo uma destinada para a região de várzea e outra que atua nas regiões do Lago Grande e Arapixuna. Até o segundo semestre, a Prefeitura deve inserir mais uma Ambulancha somando 4 embarcações e ampliando o atendimento.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário