Header Ads




Nova orla do Maracanã une urbanização e potencial turístico à praia urbana

Este é o primeiro trecho do projeto que está na primeira etapa e deve ser entregue até julho deste ano
Crédito: Ascom 

Com 50% das obras executadas a nova orla do Maracanã já é destaque em Santarém como o projeto que transformou urbanisticamente a praia urbana com forte potencial turístico. E embora ainda não esteja finalizada, a 1ª etapa já pode ser utilizada com segurança para a prática de atividades físicas e para a contemplação do rio Tapajós. A orla do Maracanã é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

As obras estão orçadas em R$ 3.800.926,63, sendo R$ 280.508,39 de contrapartida do governo municipal. Estão sob a responsabilidade da empresa Moita & Pessoa Serviços de Construção Ltda. Os recursos são provenientes do Ministério do Turismo, adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal José Priante.
Crédito: Ascom 

Conta com uma passarela em concreto de 5,20 metros de altura por 443m de extensão, píer de 60m, além de um guarda corpo em ferro galvanizado com o estilo arquitetônico semelhante ao usado nas etapas anteriores da orla em frente à cidade.

A obra não irá interferir na subida ou descida das águas do rio. O projeto foi pensado para proporcionar estrutura para que os restaurantes funcionem também à noite, possibilitando aos frequentadores mais uma opção de lazer e entretenimento, além de urbanização da área, por trás das barracas, que hoje é usada como estacionamento.

O projeto de urbanização da orla do Maracanã é uma antiga reivindicação dos moradores e visitantes do local. A área tem grande potencial turístico que agora conta com maior comodidade, conforto, segurança e beleza ao lugar.
Crédito: Ascom 

“O local já é um atrativo turístico de destaque em Santarém e vem recebendo visitantes diariamente para a contemplação do espaço e das belezas naturais. Estamos aliando desenvolvimento à preservação da natureza, por considerarmos a importância dessa união para a nossa população", destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões.

Este é o primeiro trecho do projeto que está na primeira etapa e deve ser entregue até julho deste ano. A segunda etapa será continuada após a próxima vazante do rio, que deve ocorrer em meados do mês de setembro.

O prefeito Nélio Aguiar salientou que a requalificação do local traz importantes impactos para o espaço. “Toda essa transformação urbanística valoriza a região e vai ter um impacto positivo no futuro dessa região. O Maracanã é uma praia urbana, um ponto de lazer e entretenimento. Estamos dando esse primeiro passo para possibilitar melhor acesso não só aos turistas, mas também aos moradores para que possam usufruir do local da melhor forma”, explicou o chefe do Executivo municipal.

Autora: Dayse Lima

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário