Header Ads




SEMTUR recebe pedido que solicita a reabertura das praias de Santarém


Crédito: Ascom

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Turismo, esteve participando de uma reunião no Distrito de Alter do Chão, na tarde da última quarta-feira (14), onde demandaram sobre a reabertura das praias, exclusivamente a Ilha do Amor que é o cartão postal do município. Estiveram presentes além do Gestor da pasta do Turismo, Alaércio Cardoso representando o Poder Executivo; a vereadora Adriana Almeida representando o Legislativo Municipal; o agente distrital Kleber Costa além de representantes do setor hoteleiro e pousadas da vila e a Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão- ATUFA. 

Vários pontos foram discutidos como os critérios e normas de sanitização que deverão ser estabelecidos para uma futura reabertura, além de pedidos feitos para os representantes dos Poderes ali presentes. Somente em Alter do Chão mais de 80% da população sobrevive direta ou indiretamente do turismo. Devido o período do inverno amazônico ou de baixa temporada, o faturamento já seria menor, porém os empresários relatam a queda brusca que vem sofrendo.

Para Alaércio a reabertura das praias está sendo avaliada pelo Comitê de Crise, assim como as demais restrições ainda vigentes que dependem de um estudo sobre o quadro da Covi-19 no município de Santarém. “Somos sabedores que o governo vem trabalhando incansavelmente para aos poucos voltarmos com todas as atividades, o turismo passa por uma de suas piores fases, mas acreditamos que o Comitê irá avaliar todas essas propostas”.  

A vereadora Adriana Almeida que também participou da reunião, se comprometeu em levar aos seus Pares a preocupação e o compromisso com a reabertura das praias do município. “Os trabalhadores já seguem todos o protocolo de segurança por acreditarem que o retorno das atividades está próximo, levarei e acompanharei todo esse processo junto ao Comitê de Crise” falou a parlamentar que lembrou que parte da população idosa de salter do Chão e os indígenas já foram vacinados. 

Como encaminhamentos ficou estabelecido que será levado ao Comitê de Crise da Covid-19 um documento com solicitações especificas em prol de um todo comum, como: uma barreira de sanitária fixa na em Alter do Chão, com equipes de plantão incluindo a Secretaria Municipal de Saúde e órgãos de segurança para viabilizar a barreira; um documento para que a empresa de ônibus possa delimitar a quantidade de pessoas visitando a ilha e principalmente expor sobre o importância que o turismo na vila impulsiona na região.

Fernanda Rabelo- Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Turismo

Nenhum comentário