Header Ads




Em meio a operação da PF, garimpeiros atacam e incendeiam casas indígenas

Crédito: Reprodução/WhatsApp

No início da tarde desta quarta-feira, 26, por volta das 13h, garimpeiros atacaram aldeias Munduruku em Jacareacanga, sudoeste do Pará, em que incendiaram a casa da liderança Maria Leusa e ameaçam agora atacar a Aldeia Santa Cruz, da Liderança Munduruku Ademir Kabá, que também é uma potente voz contra a atuação dos garimpos ilegais e barragens em terra indígena.

Até o momento, as informações são de que dez manifestantes ficaram feridos em um confronto envolvendo garimpeiros, alguns indígenas e agentes de forças de segurança. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal.

A ação envolve agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Força Nacional.

A operação já havia sido realizada também na manhã de terça-feira, 25, que foi deflagrada pela Policia Federal e teve o objetivo de combater a prática clandestina de garimpos nas terras indígenas Munduruku e Sai Cinza, no município.

Com informações do G1

Nenhum comentário