Header Ads




Santarém deve ganhar novas creches com a adesão da Prefeitura ao projeto 'Creches Por Todo Pará' do Governo do Estado


Crédito: Agência Santarém 

O Prefeito Nélio Aguiar confirmou nesta quinta-feira (20), que a Prefeitura de Santarém já fez adesão ao projeto ‘Creches Por Todo o Pará’, do Governo do Estado. O Ato de assinatura das Prefeituras para o programa que visa ampliar a oferta do número de vagas na Educação Infantil e fortalecer a política pública de proteção da infância em todo o Pará, foi realizado ontem, quarta-feira, na Estação da Docas, em Belém. Cerca de 90 prefeitos estiveram presentes na cerimônia e assinaram o Termo que sinaliza a adesão ao programa e o compromisso com o que deve ser cumprido para a execução.

Por conta de compromissos em Santarém, o prefeito Nélio Aguiar não pode estar presente no Ato, mas confirmou a adesão ao projeto e ratificou a prioridade dada à Educação Infantil pela atual gestão. Segundo ele, o novo projeto do Governo do Estado será importante porque vai reforçar o compromisso com a educação infantil. “A Prefeitura tem realizado vários investimentos, nós recebemos a prefeitura com apenas uma Cemei e hoje já são nove e ainda temos mais seis para serem entregues, já fizemos a adesão e estamos contando com a importante parceria do Governo do Estado para continuar investindo na educação infantil no município de Santarém”, destacou.

Por meio de ofício enviado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Prefeitura de Santarém indicou três imóveis de propriedade do município nos bairros Vigia, Santarenzinho e Maicá com disponibilidade para construção das novas creches.

A coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Infantil (Ntei) da Semed, Aline Fernandes, disse que o programa ‘Creche por todo Pará’ veio em um momento fundamental onde se está ampliando o atendimento das crianças de 1 a 3 anos. “O governo municipal está assumindo o compromisso de cadastrar e pleitear a construção de mais três creches e com isso expandir o número de vagas para atender a demanda”, disse.

Segundo professora Aline, as novas creches que estão sendo construídas já estão no padrão FNDE e, com isso, as atividades pedagógicas serão realizadas em ambientes confortáveis e aconchegantes à educação das crianças. “Para nós enquanto Semed através, do NTEI é gratificante ver o compromisso do governo em favorecer ensino de qualidade e atendimento adequado para nossas crianças”, completou.

Conforme informações da Agência Pará, cada unidade escolar terá a capacidade para atender 200 crianças de até 5 anos de idade, oferecendo um espaço com 10 salas de aulas, berçário, lactário, além de toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. Nesta parceria, as administrações municipais serão responsáveis pela cessão do terreno, administração do espaço e prestação dos serviços na creche, cabendo ao governo estadual a responsabilidade pela execução e entrega da obra, e ainda pelos equipamentos adequados à unidade escolar.

O programa foi criado pela Lei Estadual nº 9.256/21 e prevê, em regime de colaboração entre o Estado e os municípios, a construção de creches para crianças de até 5 anos de idade.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário