Header Ads




Após 5 meses com atendimentos exclusivos de Covid-19, UPA 24h voltará a receber outras demandas em Santarém

Reabertura será de forma gradual a partir de sexta (18). Porém, uma ala dedicada aos pacientes com síndrome respiratória aguda será mantida.
UPA 24h em Santarém — Foto: Divulgação

Depois de 5 meses atendendo exclusivamente pacientes com sintomas de Covid-19, a UPA 24h de Santarém, no oeste do Pará, voltará a receber pacientes com outras doenças. A reabertura acontece a partir de sexta (18).

Apesar da reabertura para demandas de urgência, a UPA 24H vai manter uma ala dedicada aos pacientes com síndrome respiratória aguda, permanecendo 2 isolamentos com entrada exclusiva para esses atendimentos, de modo que não ocorra a infecção cruzada.

A decisão foi tomada após uma avaliação descrita em um relatório do Núcleo de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que analisou os últimos dados epidemiológicos no município.

De acordo com o estudo, houve queda na ocupação de leitos da UPA, demonstrando estabilidade.

“Fizemos a análise dos dados epidemiológicos e diante da estabilidade de casos e dos índices de internação referentes a Covid-19, decidimos pela reabertura da UPA 24 horas que gradativamente vai absorvendo os pacientes de pronto atendimento para desafogar o Hospital Municipal, que vem sofrendo superlotação”, ressaltou Vânia Portela, titular da Semsa.

Atendimentos na UPA

A UPA continua atendendo pacientes adultos e crianças com Síndromes Gripais e passa a receber pessoas com outras doenças.

A unidade deve prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes com quadros agudos de natureza clínica e pediátrica, entre elas de doenças do sistema digestivo e respiratórias.

Nenhum comentário