Header Ads




Novo golpe do WhatsApp usa pesquisa do Ministério da Saúde sobre covid-19; entenda!


Crédito: Reprodução Olhar Digital.

Golpistas estão usando o nome de uma pesquisa verdadeira realizada pelo Ministério da Saúde para aplicar golpes. Quem receber uma dessas ligações deve ficar atento porque o Ministério da Saúde não solicita nenhum código para confirmar informações ou dados pessoais dos participantes.

De fato, selecionados para participar da "Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV) " já estão recebendo ligações do Ministério da Saúde para realização da entrevista e agendamento de coleta de sangue.

O alerta é importante porque golpistas vêm usando o nome do Ministério da Saúde para aplicar golpes, na tentativa de clonar aplicativos das vítimas, roubar dados e obter dinheiro de forma ilícita.

Em uma das modalidades, o criminoso se passa por funcionário do Ministério da Saúde e afirma que está fazendo uma pesquisa sobre o novo coronavírus para tentar clonar o WhatsApp da vítima.

O golpista faz algumas perguntas aleatórias sobre o perfil do interlocutor e em dado momento da conversa envia números ao receptor da ligação dizendo que são o protocolo de atendimento.

Na verdade, o que ele está enviando são dígitos que , uma vez compartilhados, permitem acesso ao WhatsApp do "pesquisado." Em posse da conta roubada, ele pode se fazer passar pela vítima para pedir empréstimos a seus amigos e parentes, por exemplo.

Fonte: Globo.

Nenhum comentário