Header Ads




Santarém 360 anos: Academias Públicas recebem equipamentos para tratamento de pacientes pós-covid 19

Crédito: Ascom 

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou a entrega de quatro CPAP's com umidificador interno e três unidades de máscaras oronasal nesta sexta-feira (04), no prédio da Prefeitura, no Bairro Aeroporto Velho. A solenidade contou com a presença do Prefeito Nélio Aguiar, da Secretária Municipal de Saúde Vânia Portela, do Secretário de Meio Ambiente João Paiva e dos vereadores Didi Feleol e Elielton Lira, além de representantes da Instituições parceiras. A entrega faz parte da programação dos 360 anos de Santarém.

Os equipamentos doados são fruto da parceria com a iniciativa Unidos contra a Covid-19 em Territórios Agroextrativistas da Amazônia, com recursos financeiros da DoTerra por meio das instituições Beraca e Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam).
O CPAP é um pequeno aparelho compressor de ar silencioso, utilizado no tratamento para apneia do sono, do tipo obstrutiva. Foi inventado por um médico australiano em 1981, juntamente ao nome dado a máquina, que é uma abreviação de Continuous Positive Airway Pressure, ou seja, pressão positiva contínua nas vias aéreas.

“É de grande importância o recebimento destes equipamentos. São instrumentos que serão utilizados no tratamento pulmonar de pacientes pós-covid-19 e irão agregar com outros equipamentos que recebemos em parceria com a Ecam e que estarão disponíveis nas Academias Públicas de Saúde”, declarou Vânia Portela, titular da Semsa.
Os CPAP's ajudam consideravelmente na reabilitação respiratória e pulmonar para os pacientes que permanecem com seqüelas após o processo de adoecimento pela covid-19. Eles serão incorporados aos equipamentos das academias públicas beneficiando moradores de quatro bairros: Diamantino, Residencial Salvação, Conquista e Jaderlândia.

“Temos buscado fazer parcerias e a Ecam tem sido uma das nossas parcerias com a doação dos CPAP’s. Incluímos essa entrega na programação do aniversário porque significa muito para gente. Ainda vivemos um momento de pandemia com muitos pacientes pós-covid. Há essa preocupação também em darmos assistência para aqueles que venceram a doença, mas que de alguma forma ainda precisam de cuidados e a doação desses equipamentos nos ajudará a dar um tratamento mais adequado”, informou Nélio Aguiar.
Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário