Header Ads




Aneel aprova reajuste de 8,02% na energia elétrica no Pará

Aumento entra em vigor a partir deste sábado (7) nas residências.
Para consumidores em residências, o reajuste é de 8,02%.

O índice entra em vigor a partir de sábado (7) para 2,77 milhões de unidades consumidoras.

Segundo a Aneel, o reajuste foi impactado pelos custos com distribuição e encargos setoriais.

A Equatorial dá dicas para economia de energia:

Geladeira – Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.

Ar condicionado – Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.

Iluminação da casa – Evite ligar as lâmpadas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.

Televisão – Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente.
Ferro elétrico – A dica é acumular uma grande quantidade para passar de uma vez só e utilizar o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido.

Lavadora de roupas – Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.

Fonte G1 Pará

Nenhum comentário