Header Ads




Com campanha no domingo, Hemopa em Santarém ultrapassa 1000 bolsas de sangue coletadas em um mês

140 doadores compareceram no Hemocentro neste domingo (29). Quantidade de bolsas fortaleceu estoque que atende mais de 22 municípios na região.
Com campanha no domingo, Hemopa em Santarém ultrapassa 1000 bolsas de sangue coletadas em um mês — Foto: Agência Pará/Divulgação

Baseada na solidariedade das pessoas, uma corrente que precisa ser fortalecida diariamente ganhou ainda mais força no mês de agosto em Santarém, no oeste do Pará. O Hemocentro Regional (Hemopa) ultrapassou a marca de mil bolsas de sangue coletadas em um único mês.

A conquista se deu com os doadores que compareceram ao Hemopa neste domingo (29), durante o expediente especial, que teve como objetivo fortalecer o estoque que atende mais de 22 municípios na região. A ação iniciou às 8h e foi até o fim da tarde.

Foram 140 comparecimentos e 123 bolsas coletadas nesta última ação. De 1º a 29 de agosto o total é de 1.020 bolsas.

De acordo com o gerente do Hemocentro Regional em Santarém, Joaquim Azevedo, a conquista é mérito de todos, como doadores, servidores e parceiros.

"Tivemos essa meta jamais alcançada aqui no Hemopa, que foi coletar mil bolsas em um mês. É um orgulho muito grande. A gente sempre agradece as pessoas que tiram um pouco do seu tempo para fazer a doação e salvar vidas", disse.
Doação de sangue no Hemopa Santarém neste domingo (29) — Foto: Hemopa Santarém/Divulgação

Além dos parceiros da campanha deste domingo, outro fator que fez as doações alavancarem foi a vacinação contra a Covid-19, realizada nas dependências da unidade do Hemopa.

"As pessoas que estavam acompanhando os filhos aproveitaram para fazer a doação de sangue, pois viram a necessidade de fazer esse ato", ressaltou Joaquim.

Como a demanda por bolsas de sangue é diária, o Hemopa funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 13h, recebendo os doadores.

Critérios para doação

Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
É necessário pesar mais de 50 kg;
É necessário estar em boas condições de saúde e bem alimentado na hora da doação;
Levar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.
Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar 7 dias após cada dose.

Endereço

Hemocentro de Santarém funciona na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31, no bairro Aeroporto Velho.

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário