Header Ads




Conheça os responsáveis pelos preços da gasolina e diesel repassados ao consumidor


Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os aumentos nos preços dos combustíveis são provocados por diversos fatores. No oitavo mês de 2021, o preço da gasolina da Petrobras subiu mais de 50% em relação ao ano anterior, assim como o diesel também já aumentou 40% no mesmo período.

Segundo dados do IBGE, a gasolina subiu muito mais do que a inflação oficial, sendo um dos principais vilões do bolso do consumidor brasileiro, superado apenas pelos reajustes frequentes da energia elétrica.

Nacionalmente, o maior fator está ligado ao valor do petróleo, que segue com frequentes reajustes no mercado internacional, mas também há outras inserções que podem variar em cada cidade.

O preço dos combustíveis nas refinarias é definido pela Petrobras a partir das negociações do valor do barril, feitas em dólar. No entanto, para chegar ao valor pago pelo consumidor, após o reajuste do valor das refinarias, outros fatores interferem no preço, como os impostos federais e estaduais, assim como os lucros das distribuidoras e revendedores.

Veja a seguir como é feita a composição atual dos preços dos principais combustíveis como Gasolina e Diesel, que são repassados ao consumidor em cada cidade brasileira:

Gasolina

7,8% do preço final do combustível depende do ICMS, um imposto definido pelo governo estadual que varia de acordo com a unidade federativa. Já 11,6% do valor cobrado pertence ao Governo Federal, que retira os valores equivalentes de Cid, Pis, Pasep e Confins.

A Petrobras é responsável por 33,3% do preço final, seguida pelo Etanol anidro, que equivale 16,3%, seguida do lucro das distribuidoras e revendedoras, que possuem 11% de lucro.

Diesel

No caso do diesel a 52,4% é da Petrobrás, seguida pelos impostos do governo estadual, responsáveis por 15,9% do valor do combustível. Já o Governo Federal fica com o equivalente a 7% do valor cobrado, assim como os distribuidores e os revendedores ficam com 13,4% do valor pago pelo consumidor.

Vale destacar que neste combustível também é incluído o custo do Biodiesel, de 11,3%. De acordo com a legislação vigente, é exigido uma mistura mínima ao diesel mineral pelas distribuidoras.

Nenhum comentário