Header Ads




Filas gigantescas marcam primeiro dia de vacinação de adolescentes em Santarém

A formação de uma fila de prioridades e a vacinação de pessoas fora da faixa de 12 a 17 anos foram as principais queixas nos postos.
Fila quilométrica de adolescentes para vacinação no shopping Rio Tapajós, em Santarém — Foto: Zé Rodrigues/Tv Tapajós

Pessoas que chegaram ainda na madrugada deste sábado (28) aos postos de vacinação para garantir uma vaga na fila reclamaram que não houve respeito à faixa etária anunciada, de 12 a 17 anos, uma vez que pessoas de mais idade estavam tomando a vacina, inclusive passando na frente de quem chegou cedo devido à criação de filas de prioridade.

"É um desrespeito o que está acontecendo aqui. Eu cheguei aqui com meus dois filhos adolescentes pouco depois das 4 horas da madrugada, já tinha gente na fila. Mas quando o atendimento começou, formaram um outra fila de prioridade e gente que chegou muito depois foi atendida primeiro porque estava acompanhada de idosos ou de grávidas. E teve gente fora da faixa etária anunciada que aproveitou para tomar a vacina. Quer dizer, não tem controle isso aqui", desabafou a servidora pública Cecília Ferreira, que levou um casal de filhos de 13 e 16 anos para tomar vacina no shopping Rio Tapajós.

Houve tumulto na fila e a Polícia Militar precisou intervir para acalmar os ânimos e evitar confusões entre as pessoas que aguardavam para receber a vacina.

Apenas dois pontos de vacinação foram disponibilizados para atender os adolescentes de 12 a 17 anos neste sábado, o que contribuiu para a formação de filas quilométricas.
Fila quilométrica também no campus Rondon da Ufopa, em Santarém — Foto: Zé Rodrigues/Tv Tapajós

No campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará, não havia até às 10h nenhuma fila de prioridades. A fila era única e já dava duas voltas no quarteirão da universidade. Com poucos pontos de sombra, as pessoas se viram como podem - com pedaços de papelão, guarda-sol, toalhas - para se proteger do sol.

A vacinação para o público de 12 a 17 anos segue neste domingo, de 08h às 14h, no shopping Rio Tapajós e no campus Rondon da Ufopa.

Para receber a vacina, além de apresentar CPF, cartão SUS e carteira de vacinação, os adolescentes devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário