Header Ads




Operação da PF fecha dois garimpos clandestinos em Cumaru do Norte no Pará


Crédito: Reprodução/PF

A Operação Cachoeirinha, deflagrada pela Polícia Federal de Redenção no Pará, nesta quinta-feira, 05, fiscalizou dois garimpos ilegais, sendo que ambos foram encontrados em funcionamento e tiveram suas atividades imediatamente paralisadas na zona rural de Cumaru do Norte.

De acordo com levantamento da operação divulgado pela PF, foram apreendidas quatro escavadeiras hidráulicas, sete motores bombas, um caminhão Ford F400, um automóvel volkswagen Polo 2019, uma espingarda, um revólver 38, várias munições de vários calibres, três motosserras e instrumentos usados na atividade mineraria ilícita. 20 trabalhadores foram encontrados em condição degradante de trabalho e uma pessoa foi presa em flagrante delito.

Segundo a PF, atividade, objeto dessa ação, representa risco a saúde dos trabalhadores pelo uso indiscriminado de mercúrio, polui leitos dos rios e causa danos irreparáveis a fauna e a flora do local atingido. O dano ambiental ainda será quantificado através de perícia da Polícia Federal e os investigados responderão pelos crimes descritos no Art. 2 da Lei n. 8.176/91, Art. 55 e 56 da Lei n. 9.605/98, art. 149 do CPB e Art. 12 da Lei n. 10.826/03.

Fonte Roma News 

Nenhum comentário