Header Ads




Volta às aulas: Revisão preventiva da frota escolar garante segurança no transporte de alunos

Revisão assegura a qualidade no transporte dos estudantes e contribui para a redução da evasão escolar
Com o retorno das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino, conforme Decreto Municipal nº 922/2021-GAP/PMS, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Núcleo de Transportes e Logística (NTL) realizou a revisão de toda a frota escolar para garantir a segurança e o bem estar dos alunos e dos servidores.
Mais de 7 mil alunos utilizam o transporte escolar no município. São cerca de 2 mil alunos atendidos pela frota própria da Prefeitura que envolve lancha e ônibus, e mais de 5 mil alunos atendidos por frota terceirizada.
A revisão nos veículos escolares objetiva assegurar a qualidade no transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica, principalmente na zona rural da rede municipal.

“A gente vem priorizando a segurança tanto dos nossos servidores quanto dos nossos alunos, principalmente, dentro dos ônibus escolares e das embarcações seguindo todos os protocolos de orientações da Secretaria de Educação, do Ministério da Educação, pra que a gente não tenha problema no transporte dos alunos”, destacou o coordenador do Núcleo de Transporte e Logística (NTL) da Semed, Adson Pinto.
Em relação à segurança dos servidores, de acordo com Adson Pinto, foi feito um levantamento do grau de risco dentro da atividade principalmente no galpão e na entrega dos produtos nas escolas, uma vez que, além da Alimentação Escolar, o NTL também é responsável pela entrega de livros, mobílias, fardamentos, entre outros. A partir desse levantamento, foi fornecido Equipamento de Proteção Individual (EPIs) como botina, fardamento e cinta lombar, visando uma melhor qualidade na vida e na saúde dos servidores.

Manutenção dos ônibus

Devido à pandemia, os ônibus que servem ao transporte escolar dos alunos ficaram um longo tempo parados, sem funcionalidade, por conta disso os veículos passaram por um processo de revisão preventiva e corretiva feita pelo setor elétrico e mecânico da Semed. Uma revisão geral foi feita em todos os 42 veículos que atendem a rede escolar.

As 19 lanchas que fazem o transporte escolar dos alunos da região de rios também passaram por revisão.

Conforme o Guia de Transporte Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além das vistorias normais no Detran, o veículo que transporta alunos precisa fazer mais duas vistorias especiais (uma em janeiro e outra em julho), para verificação específica dos itens de segurança para transporte escolar.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém e 

Nenhum comentário