Header Ads




Agentes do Detran iniciam treinamento para utilizar armamentos durante o serviço

Equipamentos são utilizados em situações de desacato que colocam em risco a integridade física dos agentes
Crédito: Divulgação/ Agência Pará

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) concluiu neste domingo, 12, mais uma etapa da formação dos agentes que atuam na fiscalização de trânsito.

Dessa vez, o órgão realizou o Curso de Capacitação e Utilização de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, dentre eles o espargidor (spray de gengibre), algemas e bastão retrátil.

Adquiridos em parceria com a Polícia Militar, os equipamentos são usados por agentes do Sistema de Segurança Pública, incluindo os que atuam na segurança viária, somente em caso de necessidade.

Com menor potencial de causar lesões, esses equipamentos são utilizados pelo Detran em situações de desacato que colocam em risco a integridade física dos agentes.

O coordenador de operações do Detran, Ivan Feitosa, explica que o exercício da atividade de fiscalização nem sempre é bem visto por quem é autuado e, apesar de se tratar de exceções, há situações em que o agente é agredido na via.

“São equipamentos de defesa utilizados somente diante de condutores exaltados, uma vez que a atuação de rua é uma atividade que gera certo estresse, o que requer proteção e autocontrole de quem está fiscalizando”, explica Feitosa.

O treinamento começou na última sexta-feira, 10, com carga horária de 30 horas.

Nesta turma, 58 agentes foram capacitados, mas a formação vem sendo realizada desde o início do ano e em breve todos os mais de 350 agentes serão capacitados, incluindo os que atuam na fiscalização no interior do Estado.

Com informações de Agência Pará

Nenhum comentário