Header Ads




CPF de plástico não existe mais: saiba como imprimir seu documento pela internet


Crédito: Divulgação/Agência Brasil

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, você não precisa mais se deslocar para ter em mãos um dos seus documentos mais importantes: o CPF. Além de diversos aplicativos do governo que digitalizam o documento, você também pode imprimi-lo pela internet e guardar na carteira, para o caso de ser necessário a comprovação de forma física do cadastro.

Desde 2011, o CPF de plástico deixou de ser emitido pela Receita Federal, validando assim, o formato em papel. Para os mais novos que irão solicitar o documento, é preciso comparecer nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios e apresentar um documento oficial de identidade para obter o número. Em seguida, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e imprimir o comprovante que atesta a autenticidade do documento.

Isso também vale para a segunda via do documento e, segundo o site da Receita, a impressão pode ser feita “quantas vezes forem necessárias”. Com a mudança, órgãos públicos e empresas não podem exigir ao cidadão a apresentação do cartão CPF em formato plástico para efeito de comprovar a inscrição.

A comprovação pode ser feita mediante a apresentação de outros documentos que constem o número, como o Comprovante de Inscrição do CPF emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal ou Comprovante de Inscrição impresso a partir da página da Receita Federal na internet: o qual você irá aprender imprimir agora.

Fonte Agência Brasil 

Nenhum comentário