Header Ads




Fiscalização ambiental da Semma apreende quelônios em residência no bairro Santana, em Santarém

Denúncia anônima sobre comercialização tartarugas e ovos chegou ao órgão ambiental.
Em uma caixa d'água cinco quelônios ainda vivos foram resgatados — Foto: Ascom Semma/Divulgação

Equipe de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Santarém, oeste do Pará, encontrou e apreendeu nove quelônios ainda vivos e 11 cascos de animais em tamanhos variados, na manhã desta quinta-feira (30). Os animais estavam dentro de caixas d'água no quintal de uma residência na Rua Santana, bairro de mesmo nome.

Os fiscais chegaram ao local a partir de uma denúncia anônima. "Uma denúncia foi feita ao órgão ambiental por meio do disque-denúncia dando conta de que em uma residência da Rua Santana, estava ocorrendo comercialização de ovos de tartaruga e também dos quelônios. Nós viemos até o local indicado e encontramos os animais e também subprodutos (cascos)", contou o fiscal ambiental Arlen Lemos.
Quando à comercialização de ovos, de acordo com a fiscalização ambiental, não foi possível comprovar. E na residência nenhum ovo de quelônio foi encontrado.

Cascos de 11 quelônios foram encontrados em uma residência no bairro Santana, em Santarém — Foto: Ascom Semma/Divulgação
De acordo com Arlen, foi solicitado o apoio do policiamento ambiental para os procedimentos cabíveis. Os fiscais farão os procedimentos de autuação na esfera administrativa e levarão os quelônios, inicialmente, para a Semma.

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário