Header Ads




Iº Seminário de Fortalecimento do Controle Social do Município de Santarém capacita membros dos conselhos municipais

Evento oportuniza a potencialização do papel dos conselheiros na construção de políticas públicas
Santarém sediou na manhã desta segunda-feira, 27, o Iº Seminário de Fortalecimento do Controle Social do Município de Santarém que abordou temas como Liderança de Excelência e comunicação Assertiva, e o Papel do Controle Social. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Santarém realizado no auditório da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e teve como público-alvo os oito conselhos municipais de controle social ligados a pasta da Assistência Social.

Os temas explanados foram ministrados pela Chefe do Núcleo de Planejamento e Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) Roselene Andrade, e pela Procuradora Jurídica da Secretaria, Christielle Rodrigues.
Legenda da foto: A Chefe do Núcleo de Planejamento e Políticas Públicas Roselene Andrade foi uma das palestrantes.

Os Conselhos são espaços públicos de articulação entre o governo e a sociedade e em Santarém, há a Casa dos Conselhos que é uma estrutura física organizada, de referência, que tem a finalidade de articular, fortalecer e apoiar o funcionamento de conselhos vinculados administrativamente à Semtras, objetivando facilitar o acesso da comunidade às instâncias de controle social.

“Foi fundamental a realização desse 1º Seminário devido a maioria dos Conselhos Municipais, vinculados a Assistência Social estarem com suas novas composições, membros e presidentes, muitos ainda sem experiência. Promover esse evento potencializa a participação dos conselheiros e o seu papel que é de suma importância na construção de políticas públicas, na fiscalização e principalmente no controle social que é um dos eixos da Assistência Social de Santarém”, destacou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
Legenda da foto: Titular da pasta de Assistência Social Celsa Brito durante pronunciamento.

A Conselheira Crisley Daiane, membro do Conselho Municipal da Condição Feminina, avaliou a realização do Seminário. “Essa é a primeira vez que participo de um conselho como conselheira. Foi muito interessante poder obter mais conhecimentos para poder fazer uma boa atuação no conselho”, avaliou a conselheira.
A Assessora Técnica dos Conselhos Municipais Roseane Matos pontuou a participação dos conselheiros. “É para que o trabalho possa continuar sendo realizado com excelência que realizamos esse evento. Os conselhos municipais são importantíssimos para ampliar as políticas públicas em nosso município, fortalecendo a atuação dos conselhos e dos conselheiros”, disse Roseane.

O município conta com 8 conselhos municipais que são:

- Conselho Municipal de Assistência Social de Santarém (CMASS);

- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca);

- Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan);

- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI);

- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD);

- Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF);

- Conselho Municipal da Juventude (Conjuven);

- Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD).

Portal Do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário