Header Ads




Morre em Santarém o advogado trabalhista e ex-coordenador de Cultura Roberto Vinholte

Beto Vinholte, como era carinhosamente chamado pelos amigos e familiares, travava luta contra um câncer.
Roberto Vinholte lutava contra um câncer — Foto: Reprodução/Facebook

Santarém, no oeste do Pará, perdeu na manhã desta quarta-feira (1) um dos seus filhos ilustres, o advogado trabalhista e ex-coordenador municipal de Cultura do governo da ex-prefeita Maria do Carmo (PT) de 2005-2006, Roberto Vinholte, o Beto, como era carinhosamente chamado pelos amigos e familiares.

Beto Vinholte tinha 54 anos e lutava contra um câncer no cérebro já há alguns anos, havia diminuído bastante o ritmo de trabalho e após o início da pandemia, quando sua saúde voltou a necessitar de mais cuidados se voltou totalmente ao tratamento.

Na última segunda-feira (30), Beto passou mal em sua casa e foi levado a um hospital particular da cidade onde foi internado. Na terça, sua esposa Lissandra Oliveira informou que o quadro havia apresentado melhora. Mas na manhã desta quarta, Beto faleceu.

O advogado vivia em união estável com Lissandra Oliveira e tinha uma filha, Mariama Vinholte, do primeiro casamento.

O advogado atuou na defesa de várias empresas santarenas na seara trabalhista. Foi professor universitário, assessor jurídico da Unama Santarém, consultor técnico da Associação Empresarial de Santarém, consultor e assessor jurídico do Sindicato do Comércio Lojista de Santarém, assessor jurídico de diversos grupos empresariais em Santarém e região.

Era graduado em Administração pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1987), especialista em Planejamento do Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Pará - Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (1997), especialista em Educação - Avaliação à Distância - UNB - Universidade de Brasília (1999); graduado em Direito pelo Instituto Santareno de Ensino Superior (1994), especialista em Direito do Trabalho pelas Faculdades Integradas do Tapajós - Convênio Universidade da Amazônia - Unama (2000) e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2006).

Advogado Roberto Vinholte em participação no Bom Dia Tapajós esclarecendo dúvidas sobre relações trabalhistas — Foto: Reprodução/TV Tapajós

Foi um grande entusiasta do carnaval e da cultura santarena, e teve participação importante em decisões sobre o formato do Carnaval e da Festa do Sairé em 2005 e 2006 quando esteve à frente da então Coordenadoria Municipal de Cultura (CMC). Com voz potente comandou muitos cerimoniais em Santarém, participou de quadros e entrevistas na Tv Tapajós esclarecendo dúvidas sobre relações trabalhistas e sua voz está presente desde o ano passado, diariamente, na Tv Tapajós no institucional sobre a pandemia (Quando tudo isso passar).

De acordo com informações da família, o corpo de Roberto Vinholte será velado na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, a partir das 14h, seguindo todos os protocolos sanitários. O sepultamento será na quinta-feira (2), às 10h, no cemitério Nossa Senhora dos Mártires.

Nota de pesar

Por meio de nota, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) lamentou a perda. Veja abaixo:

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento do associado, advogado e amigo Roberto Alves Vinholte, ocorrido nesta quarta-feira (01/09), em Santarém (PA). Beto como era chamado pelos mais íntimos tinha humor único e não gostava de reuniões, preferia encontros sem formalidades e rápidos, de preferência. Era advogado e professor universitário, inspirando gerações de acadêmicos de direito nas universidades onde foi mestre. Foi Secretário Municipal de Cultura e em sua gestão teve forte atuação no incentivo às festas populares, como carnaval e Sairé. Foi nosso tradicional Mestre de Cerimônia da Festa Melhores do Ano e com sua voz marcante narrou por mais de duas décadas cerimônias nesta casa, da qual tinha orgulho de contribuir voluntariamente, como seu pai, o ex-presidente André Teixeira. Aos familiares e amigos nossas sinceras condolências. O velório ocorrerá na Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Caranazal.

Obrigado por tudo Beto!

José Roberto Branco Ramos - Presidente da ACES

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário