Header Ads




Santarém sedia capacitação pactuada com o Ministério da Cidadania sobre Cadastro Único

Capacitação será realizada até sexta-feira, 1º de outubro

Santarém está sendo polo da capacitação que reúne técnicos da Assistência Social de municípios do Baixo Amazonas. O evento teve início hoje, 29, e segue até sexta-feira, 1º de outubro no Centro Regional de Governo. A capacitação pactuada com o Ministério da Cidadania sobre Cadastro Único é realizada pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito esteve presente na capacitação dando as boas-vindas para os participantes. "Estamos recebendo as técnicas da Seaster que estão trazendo atualizações pra esse programa de Assistência Social que é de suma importância. O Cadastro Único é porta de entrada para todos os benefícios da assistência social. O mais famoso deles é o Bolsa Família, mas temos o Minha Casa Minha Vida, tarifa social de energia, são mais de 30 benefícios que estão dentro dessa inscrição que é o NIS, e a gente precisa estar apto para capacitar as equipes para o atendimento da população em situação de vulnerabilidade", explicou a titular da Semtras.
A Secretária lembrou que durante o período mais crítico da pandemia, com a criação do auxílio emergencial, foram introduzidas várias normas do governo federal. "Não se podia mexer nesse cadastro para a população não perder o benefício. Mas hoje ele já está autorizado para atualização e inclusão. E ele não é só para pessoas em situação de vulnerabilidade, para ter acesso a CNH gratuita em que o candidato precisa ser inscrito no cadastro único. Ele contempla muitos benefícios”, finalizou Celsa Brito.
A capacitação conta com a presença da coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família no Estado do Pará Nayana Diniz. "A importância desse evento é muito grande. Agradecemos ao município de Santarém, por estar nos acolhendo, por ter feito esse pedido. Essa é uma capacitação muito solicitada por todos os municípios, porque é onde a gente faz a atualização do cadastro único. A gente tem um espelho dos dados do município e é muito importante que esses dados estejam atualizados, porque qualquer benefício é baseado no CadÚnico que é o maior banco de dados a nível nacional", destacou a coordenadora.

A capacitação visa qualificar os referidos profissionais para o correto preenchimento das informações nos formulários do Cadastro Único por ser importante instrumento de mapeamento das vulnerabilidades das famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, e as informações devem fundamentar as implantações e implementações de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Além do município de Santarém, participam do evento Mojuí dos Campos, Belterra, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná e Placas.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário