Header Ads




Setembro Amarelo: Caps realiza Dia D de prevenção ao suicídio na Orla de Santarém

Campanha busca alertar e informar sobre o tema
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está realizando a Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. Na sexta-feira (10), uma blitz marcou o Dia D da Campanha no município. Na ocasião, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) estiveram nas ruas da orla da cidade levando orientações, distribuindo materiais educativos e alertando as pessoas para a importância da causa.

“Parabenizo toda a equipe do Caps AD III pelas ações realizadas em alusão ao Setembro Amarelo, dedicado a prevenção ao suicídio. Fica nosso agradecimento a toda equipe de apoio da Secretaria Municipal de Saúde”, declarou Vânia Portela, secretária de saúde.
Legenda da foto: Blitz levou informação e orientação à pedestres e motoristas.

Durante todo o mês, diversas ações serão desenvolvidas com o objetivo de promover o debate e garantir maior conscientização da população para a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio.

No próximo dia 24, será realizada uma Live Pró Vida, com a participação de palestrantes que vão abordar os mais variados temas sobre a saúde mental.

No dia 25 de setembro, no prédio do Caps AD III, das 9h às 17h, ocorre o Plantão Psicológico, onde os profissionais realizarão escuta psicológica. No dia 30 de setembro, a programação encerra com a Caminhada do Afeto.

“Realizamos a blitz educativa que marca o Dia D no município, onde levamos a mensagem da importância de ouvir e levar apoio para as pessoas que necessitam, reforçando junto a população como a gente pode prevenir e combater o suicídio, que tanto tem afetado nossa sociedade. Ainda teremos atividades até o fim do mês, como a Live e a Caminhada do Afeto, que deve encerrar nossa programação no dia 30”, informou Larissa Rocha, coordenadora do Caps III.
Legenda da foto: Campanha alerta 'atitudes simples salvam vidas.'

Setembro Amarelo


A campanha acontece no mês 9 e dedica-se à prevenção ao suicídio. No Brasil, teve início em 2015 e desde então ações vem sendo realizadas no país todo para alertar sobre o tema e evitar que aconteça.

O assunto ainda é envolto em tabus e, por isso, falar e informar sobre ele é uma forma de entender, ajudar e ser sensível as pessoas que estão com a saúde mental afetada podendo vir a tomar tal ação. A organização da campanha busca ainda reforçar que atitudes simples como ouvir o próximo, podem salvar vidas.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário