Header Ads




'Setembro Amarelo' é marcado por ações de prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental em Mojuí dos Campos

A campanha foi desenvolvida pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social. Teve palestras, orientações, rodas de conversa, blitz e atendimentos de saúde.
Roda de conversa do Setembro Amarelo na comunidade Boa Fé, interior de Mojuí dos Campos. (Foto: Semsa/PMMC)

O "Setembro Amarelo" foi marcado por ações de prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental em Mojuí dos Campos. A campanha no município foi desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras). A programação contou com palestras educativas, orientações, rodas de conversa, blitz e atendimentos de saúde na cidade no interior.

Com o tema geral "Viver é Valorizar a Vida", a campanha foi trabalhada pela Semsa em todos os postos e centros de saúde. O tema chamou a atenção para a prevenção ao suicídio, automutilação e problemas psicológicos, principalmente entre os jovens. As escolas da rede municipal também trabalharam o tema, com orientações e palestras direcionadas aos estudantes. Na cidade, uma blitz ofereceu orientações e testes rápidos para a população.

Na comunidade Vista Alegre do Rio Mojú, interior do município, estudantes da escola municipal São Raimundo participaram da Balada Preventiva promovida por profissionais de saúde. A programação reuniu roda de conversa sobre gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e palestras de combate às drogas com a participação do Policiamento Comunitário Escolar e combate ao suicídio, com participação de profissionais do Creas.

Na comunidade Boa Fé, a programação contou com palestras e rodas de conversas ministradas por profissionais de saúde e por um médico especialista, com participação de estudantes da escola municipal Pedro Teixeira, parceira da ação. Também foram desenvolvidas ações nas comunidades Boa Sorte, Água Fria, Palhal do Una, Baixa da Onça, Moju do Berlamino, Piranha, Corpus Christi, além dos postos de saúde dos bairros Esperança e Cidade Alta.

Setembro Amarelo

O "Setembro Amarelo" é uma campanha nacional trazida para o Brasil em 2014 e que tem como data símbolo o dia 10, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já, quando os números se referem às tentativas, a cada três segundos, uma pessoa atenta contra a própria vida, um dado alarmante e muito preocupante.

Atendimento médico e psicológico
Para buscar atendimento médico e psicológico, basta procurar os postos de saúde, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Por Adonias Silva

Nenhum comentário