Header Ads




HMS recebe primeira visita de animais para levar alegria às crianças da pediatria

Cerca de 10 crianças internadas puderam brincar com os "bichinhos".
Crianças internadas no setor da pediatria do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), participaram nesta quarta-feira (13), de uma programação diferente em alusão ao Dia das Criança. Uma visita pra lá de especial, três cachorrinhos e um gatinho fizeram a alegria da criançada.

Essa foi a primeira vez que os pacientes receberam visita de animais. O momento foi proporcionado pelo setor psicossocial em parceria com a coordenação de medicina veterinária do Centro Universitário da Amazônia (Unama), por meio do projeto Pet Terapia. Cerca de 10 crianças puderam brincar com os "bichinhos".
Legenda da foto: Crianças receberam uma visita pra lá de especial

Além da visita dos animais, que aconteceu na área externa da Unidade no período da manhã, houve apresentações teatrais, brincadeiras com a equipe da “Trupe Só Riso”; e ainda a entrega de lanches e brinquedos, no período da tarde. Os animais são todos dóceis e com as vacinas em dia, eles foram acompanhados por alguns alunos de veterinária da Unama, com toda segurança para as crianças.

Segundo a psicóloga do HMS, Lígia Ferreira, a ação foi pensada para levar conforto e bem-estar aos pequenos. “A vinda dos cachorrinhos cumpriu o que queríamos que era levar ainda mais alegria às crianças internadas. A maioria deles está recebendo tratamento clínico há mais de 10 dias, e isso causa estresse e às vezes tristezas por não estarem em casa. Os animais trouxeram felicidade”, afirmou.

Para dona Elen Galvão, mãe da pequena Lorrana Galvão, de 9 anos, foi uma alegria poder tocar nos “bichinhos”, ela afirma que a filha tem dois cachorros e que está sentindo falta deles. A paciente falou com a animação para todos que estava muito animada e que gostou mais do cachorro maior. “Toda criança deve gostar de animais, não tem como não amar”, enfatizou Lorrana.

A coordenadora de medicina veterinária da Universidade, Brena Vinholte, afirma que o projeto Pet Terapia é uma técnica que tem o intuito específico de utilizar o animal de estimação no tratamento de diversos tipos de doenças. “É um procedimento que proporciona saúde emocional, física, social e cognitiva do paciente. A ação, além de beneficiar os pacientes, também coloca em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso acadêmico. Os animais são treinados e recebem todos os cuidados de higiene e saúde antes de interagirem com as crianças”, endossou.
Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário