Header Ads




Mojuí dos Campos inicia nesta sexta-feira a Campanha de Multivacinação para menores de 15 anos


(Foto: Myke Sena / Ministério da Saúde)

Apartir desta sexta-feira (1º) a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia a Campanha de Multivacinação, voltada a crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos de idade. Todos os postos de saúde do município estarão disponíveis para atender à população.

As vacinas contempladas são: BCG, HepatiteB , Rotavírus, Pentavalente (DTP+Hib+HB), Pneumocócica-10, Vacina Oral contra Poliomielite (Vop), Vacina contra Pólio Inativa( Vip), Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, HPV e Hepatite A.

A ação tem como objetivo, além de oferecer o acesso a esses imunizantes, atualizar a caderneta de crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos de idade, aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis, como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, meningite meningocócica, entre outras.

No dia 16 de outubro ocorrerá o dia “D” da vacinação no município. Nesta data, todos os postos de saúde do município estarão abertos para imunizar crianças e adolescentes. A vacinação contra a Covid-19 seguirá normalmente, de acordo com o cronograma da Semsa.

É válido destacar que, com a aplicação da vacina da Pfizer em adolescentes acima de 12 anos contra a Covid-19, não é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para participar da campanha de multivacinação.

A vacinação será feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todos os centros de saúde do município. Para receber a dose, é preciso levar, além da caderneta de vacinação, documento com foto de ambos.

De acordo a coordenadora de imunização da Semsa, enfermeira Kesia Aguiar, em razão da pandemia, muitas pessoas ficaram com atrasos nas vacinas e a campanha será uma oportunidade para essa atualização. “A gente vem trabalhando desenvolvendo ações tanto na zona urbana que temos os pontos fixos de vacinação quanto também na zona rural. Estamos realizando ações levando todas as vacinas para estarmos atualizando as carteiras de crianças, adolescentes e adultos. No início da pandemia nós tivemos algumas dificuldades por conta das restrições, mais o município vem mantendo a vacinação obedecendo todos os protocolos contra a Covid-19”, afirmou.

Portal do Carpê Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos

Nenhum comentário