Header Ads




Unidades Básicas de Saúde realizam ações da Campanha Outubro Rosa

 Santíssimo/Prainha, Conquista, Maracanã e Santo André foram unidades que desenvolveram atividadesA Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está realizando durante todo o mês 09 a Campanha Outubro Rosa. Como parte da programação as Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguem com ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.


Santíssimo/Prainha, Conquista, Maracanã e Santo André foram unidades que desenvolveram atividades durante a semana. Foram realizadas consultas médicas, consultas de enfermagem, palestras, coleta de Papanicolau (PCCU), emissão de requisição para mamografias e atendimentos em geral.A Semsa tem capacitado os profissionais para melhorar as ações de controle, diagnóstico e atendimento as mulheres com câncer, além de realizar a busca ativa de casos, dando orientações sobre a doença. Ações também estão sendo desenvolvidas nas secretarias municipais, levando orientações para as servidoras públicas e população presente nas unidades, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.


Mamografias e PCCU

As UBS’s continuam como porta de entrada. É através da Atenção Primária que as pacientes realizam consultas médicas e garantem a requisição para os exames.

No caso do PCCU a coleta é feita na própria UBS. Já para exames de mamografia, as pacientes reguladas são encaminhadas para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) ou para uma clínica conveniada, no caso, o Centro de Diagnóstico por imagem Tapajós (CEDIT), localizado nas dependências do Laboratório Amazônia, na Travessa Silvino Pinto, 726, Bairro Santa Clara.

As equipes das Unidades Básicas repassam a documentação para o setor de regulação da Semsa, que providencia os agendamentos. Diariamente, de segunda a sexta-feira, de 13 a 15 vagas para atendimento são ofertadas, resultando em cerca de 300 exames por mês.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário