Header Ads




Patrulha Mecanizada fortalece a Agricultura Familiar, em Santarém.

Pequenos produtores são valorizados com ações, programas e projetos voltados ao desenvolvimento rural
Em Santarém, os pequenos produtores rurais contam com uma grande aliada para o aumento da produção: a Patrulha Agrícola Mecanizada.

O suporte é disponibilizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e da Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof) e possibilita a realização de atividades como preparo de solo para o plantio e distribuição de calcário. Um investimento que fomenta a produção e gera renda aos agricultores familiares.
Legenda da foto: A mecanização auxilia na produção agricula familiar.

A parceria com os produtores rurais na mecanização agrícola tem proporcionado melhores condições de trabalho e uma produção ainda maior no município.

“Estamos em trabalho constante para proporcionar melhores oportunidades aos produtores e, a partir desta iniciativa, eles estão tendo maiores vantagens com a utilização da nossa patrulha mecanizada. Estamos aqui para fomentar no quer for possível. O preparo do solo é essencial para garantir o maior rendimento agrícola”, disse a coordenadora do Ciprof, Elis Rebelo.

Desde 2017, a classe passou a ser valorizada com ações, programas e projetos voltados ao desenvolvimento rural e no âmbito da agricultura familiar. O município passou a auxiliar o agricultor com assistência técnica e mecanização da área plantada.

Um dado relevante é que nos últimos quatros anos, cerca de 260 hectares de áreas já foram preparadas, beneficiando aproximadamente 160 famílias nas regiões de Arapixuna, Lago Grande, Curuá-Una, Ituqui, Planalto BR-163 e Eixo Forte.

Em 2021, 71 hectares já foram preparado e a intenção do governo é atender o maior número de agricultores possível, em todo o município, até o fim deste ano.

A produtora, Diene Mara, 47 anos, moradora da Comunidade Estrada Nova, região da Curuá-Una, está entre as famílias atendidas pela Prefeitura neste ano. Diene, que se dedica ao campo desde a adolescência, atualmente produz maxixe, quiabo, feijão e jerimum, que abastecem diariamente as feiras e mercados de Santarém. Segundo ela, o apoio do município está sendo fundamental para o aumento da produção com qualidade.

“O apoio do poder público está sendo essencial para que as nossas produções aumentem. Através das técnicas aplicadas como conservação, preparo do solo e o plantio, que colaboram diretamente para a produtividade. Esse acompanhamento faz com que a nossa produção seja ótima. Nós produtores ficamos gratos pela parceria, até porque nunca havíamos recebido esse tipo de serviço ofertado pela Prefeitura”, contou.
Legenda da foto: Produtora Diane em sua propriedade.

O mesmo sentimento de gratidão foi externado pelo produtor, Eudes Carlos, 58 anos, morador da comunidade Guaraná. Recentemente a equipe técnica do município realizou o preparo de 4 hectares na sua propriedade. Com isso, a expectativa de colheita da produção de mandioca do agricultor promete ser dobrada, gerando mais renda.

“Só tenho a agradecer pela parceria com o governo. Com esse trator a realidade minha vai mudar. Vou passar a produzir mais e aumentar a minha renda”, comemorou.
Legenda da foto: Produtora Diane em sua propriedade.

O mesmo sentimento de gratidão foi externado pelo produtor, Eudes Carlos, 58 anos, morador da comunidade Guaraná. Recentemente a equipe técnica do município realizou o preparo de 4 hectares na sua propriedade. Com isso, a expectativa de colheita da produção de mandioca do agricultor promete ser dobrada, gerando mais renda.

Já Vianei Barros, 52 anos, conta que o sucesso de sua produção de feijão se deve, além de muito trabalho, à parceria com o governo. "É muito importante esse tipo de assistência técnica que o município presta aos produtores. Na minha propriedade tive o preparo da terra com a mecanização e a assistência técnica, e já tenho a garantia do escoamento da produção que vou colher dentro de pouco tempo”, afirmou.
Legenda da foto: Produtor Vianei em sua propriedade.

O titular da Semap, Bruno Costa, destaca que esse tipo de política pública vai ao encontro das recomendações do gestor municipal que cobra a valorização dos pequenos produtores rurais.

"O nosso prefeito Nélio Aguiar entende a importância de fomentar a agricultura nessas localidades, de forma a gerar emprego e distribuição de renda para as famílias, fortalecendo assim a economia local. Em razão disso, seguiremos investindo em políticas públicas voltadas para a classe, tendo em vista que a metade da alimentação que chega à mesa da população é proveniente da agricultura familiar", disse Costa.

Como solicitar o serviço de mecanização agrícola?

O produtor interessado deve comparecer pessoalmente na Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap), localizada na Avenida Marechal Rondon, n° 873, Bairro Prainha, CEP: 68005-120, no expediente de 8h às 14h. Na ocasião, terá a oportunidade de solicitar os serviços da Patrulha Agrícola junto à Prefeitura. Após o cadastro a equipe técnica do Ciprof realizará uma vistoria à propriedade rural para identificar a melhor viabilidade de formas de cultivo. Na sequência, além do maquinário disponibilizado, também é oferecido suporte técnico orientando sobre preparo e correção do solo, plantio, implementos mais adequados e tipo de cultura.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário